Os artigos mais lidos da semana 6/52

9 de Fevereiro de 2025
Os artigos mais lidos da semana 6/52

Partilhar

Mais uma semana terminou e apresentamos-te a habitual ronda dos artigos mais lidos nos últimos sete dias na BANTUMEN. Para começar, a entrevista ao rapper cabo-verdiano Ghoya; seguindo-se o lançamento duplo dos singles “Passada Baller” e “Bag”  do cantor Piston.


Incluem-se ainda as entrevistas à empreendedora Sónia Silva, fundadora da For Women by Women, e a Maria Mendes, sobre as barreiras do empreendedorismo feminino na Guiné-Bissau e os desafios da digitalização. Por fim, o artigo sobre a luta contra a mutilação genital feminina na Guiné-Bissau, que ganha especial destaque durante o mês de fevereiro.


“Ghoya sta di volta”, o percurso, amadurecimento e regresso do rapper


O rap crioulo em Portugal tem crescido significativamente nos últimos anos, com artistas a recorrer ao streaming e redes sociais para divulgar trabalhos e crescer a ponto de fazer números que os permitam viver apenas da sua arte. E, apesar deste ser um facto positivo para todos, a verdade é que nem sempre foi assim. “Back in the days”, quando o crioulo representava o underground e se ia impondo como símbolo de identidade e resistência, surgiram alguns grupos que começaram a movimentar a cena e fazer do rap crioulo uma arma de intervenção social e política. Nesta entrevista, entre memórias, maturidade e novos desafios, Ghoya reflete sobre o seu percurso e as mudanças na cena hip-hop. Apesar de um movimento mais diversificado, Ghoya acredita que ainda há lutas que precisam de ser cantadas. "A música salvou-me. Se for feita com seriedade e energia certa, pode ajudar muitas pessoas. E eu quero contribuir para isso."


“Neste momento, posso dizer o porquê de estar aqui”, Piston


Com o seu mais recente lançamento duplo, Piston é um nome que promete consolidar cada vez mais o seu espaço no mercado musical. “Passada Baller” e “Bag” marcam o início de uma nova fase, mais madura e completa, para o artista angolano que se prepara para o lançamento do seu novo EP, Acabara.


Empreendedorismo feminino na Guiné-Bissau, desafios e barreiras no caminho da digitalização


No final do mês de janeiro, o Governo da Guiné-Bissau lançou a Estratégia Nacional para a Transformação Digital (ENTD.GW), numa cerimónia realizada no Palácio do Governo, onde a BANTUMEN esteve presente. A iniciativa visa, num horizonte de cinco anos, modernizar o país através da digitalização dos serviços públicos e privados, impulsionando a inovação, a inclusão social e a eficiência administrativa.


Fevereiro marca a luta contra a mutilação genital feminina na Guiné-Bissau


O Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas, tutelado pelo Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social da Guiné-Bissau, iniciou uma intensa campanha de sensibilização para o abandono como a mutilação genital feminina (MGF). Este esforço de consciencialização ocorre durante todo o mês de Fevereiro, coincidindo com o Dia Internacional de Tolerância Zero à MGF, celebrado no dia 6.



Ana Djú acredita que "a estratégia digital é uma esperança de transformação para a Guiné"


O final de janeiro de 2025 trouxe um importante marco para o futuro da Guiné-Bissau. A Estratégia Nacional de Transformação Digital (ENTD.GW) foi oficialmente lançada num evento realizado no Palácio do Governo, em Bissau. Esta iniciativa, liderada pelo Governo guineense em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com apoio financeiro do Povo do Japão (organização estatal nipónica), simboliza uma aposta firme na modernização do país, através da digitalização dos serviços públicos, da inclusão digital e do desenvolvimento sustentável.




Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile