Os mais lidos da semana 16/52

20 de Abril de 2025
Os mais lidos da semana 16/52

Partilhar

Nos últimos sete dias, os artigos mais lidos na BANTUMEN passaram pela música, conferências e pelo cinema cabo-verdiano. A ronda começa com o concerto de Poeta Lit G, que levou a força da cultura guineense ao palco do Lisboa Ao Vivo e o lançamento da 7.ª edição do projecto musical Versos e Poesia, do produtor Black Spygo. Na sétima arte, a estreia nos cinemas portugueses de Hanami, a primeira longa-metragem da realizadora luso-cabo-verdiana Denise Fernandes, vencedora do Prémio Revelação no Festival de Locarno; a primeira edição da Cimeira Internacional África-América-Europa sobre Migração e Remessas da Diáspora, e por fim, a entrevista conduzida por Marisa Mendes ao cantor Fidju Kitxora que revelou um lado mais íntimo do artista.


Poeta Lit G levou o LAV à raiz da Guiné-Bissau com emoção, força e resistência


Na noite de 11 de abril, o palco do Lisboa Ao Vivo (LAV) foi casa, tribuna e santuário. Poeta Lit G, rapper, dramaturgo, contador de histórias e um dos nomes mais marcantes da nova geração musical e cultural da Guiné-Bissau, entregou uma performance que tocou na alma, com energia, emoção e consciência social.


Black Spygo lança “Onda Passageira”, 7.ª edição do projeto “Versos & Poesias


O DJ e produtor angolano Black Spygo apresenta, no dia 18 de abril, a sétima edição do projeto Versos & Poesias, intitulada “Onda Passageira”. A nova peça audiovisual reúne um grupo de artistas em ascensão no panorama musical português, incluindo nomes como SK5, CADU, Karen Serena, Cari, KVN Lopes, Beatriz A e Kaako.


Hanami, de Denise Fernandes chega aos cinemas portugueses


Após um percurso internacional marcado pela presença em mais de 30 festivais, e depois da estreia em Cabo Verde em abril, “Hanami”, a longa-metragem da realizadora luso-cabo-verdiana Denise Fernandes, chega às salas de cinema portuguesas no dia 15 de maio.


"O diálogo é a primeira ponte para a construção de futuros mais promissores", Suaré Baldé


Lisboa acolheu, de 3 a 5 de março de 2025, a primeira edição da Cimeira Internacional África-América-Europa sobre Migração e Remessa da Diáspora, promovida pelo Centro de Estudos da Comunicação Cooperativa e da Investigação Científica (CECCIC).


Música e antropologia, resistência e identidade, a proposta artística de Fidju Kitxora


Fidju Kitxora apresenta-se como um coletivo em trânsito entre Lisboa e Cabo Verde. E, se a definição é forte o bastante para deixar algumas pessoas curiosas, a mistura de sonoridades que vão do funáná ao semba, passando pelo kuduro e afrohouse, quando mixadas com os dizeres, cantares e sons locais, ganha uma nova dimensão.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile