Petição pública quer criminalizar comportamentos racistas em Portugal

9 de Janeiro de 2025
petição racismo crime portugal

Partilhar

Uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos foi entregue na Assembleia da República Portuguesa, promovida pelo Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia, que procura alterar o Código Penal para criminalizar todas as formas de racismo no país. Esta proposta surge como uma resposta às lacunas existentes na legislação atual no combate à discriminação baseada em origem étnico-racial, nacionalidade, religião, cor, sexo, orientação sexual, identidade de género, entre outros.


A petição, que já está disponível para assinatura no portal da Assembleia da República e no portal da Petição Pública, é exclusiva para cidadãos portugueses maiores de 18 anos, mas o grupo apela ao apoio de todos na divulgação da iniciativa.


De acordo com a petição, a necessidade de uma reforma legal tornou-se evidente face aos dados alarmantes divulgados pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), que mostram uma taxa de conversão baixa de queixas em condenações efectivas. Do total de denúncias recebidas em 2022, apenas 20% resultaram em processos de contraordenação e menos de 11 desses casos levaram a condenações reais.


O Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia argumenta que a tipificação atual de práticas discriminatórias e racistas como meros ilícitos administrativos é insuficiente e incompatível com os valores de uma sociedade justa e democrática. Propõe, por isso, que estas condutas sejam enquadradas juridicamente como crimes, garantindo assim uma resposta legal mais eficaz e uma proteção adequada dos direitos fundamentais.


Esta proposta legislativa reflete um esforço contínuo de várias entidades da sociedade civil e pretende reforçar o compromisso de Portugal com a justiça e a igualdade, enfrentando de forma mais rigorosa o racismo e a discriminação. A petição pública pode ser encontrada no neste link.

https://www.instagram.com/p/DEkuVk1RalK/?img_index=1

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile