Portugal Negro: a História Silenciada, um novo podcast para ouvires

7 de Novembro de 2024
Portugal Negro
Fotografia do III congresso pan-africano em Lisboa, em maio de 1923. Sentados: Luiz Alberto de Pinho, Manuel Herminio Paquete, William Edward Burghardt "W. E. B." Du Bois, José de Magalhães, Pascoal Pires dos Santos, Lourenço Pires Amado. De pé: Manuel Maria Ribeiro, Angelino Costa, Sebastião N. d'Alva Teixeira, Augusto de Magalhães, Tomé Agostinho das Neves, Manuel Afonso de Barros e Pascoal Betencourt.

Partilhar

No contexto do Mês da Identidade Africana (MIA) que a BANTUMEN está a celebrar em Portugal, damos-te a conhecer um novo podcast intitulado "Portugal Negro: a História Silenciada", que abre uma janela para aspetos pouco discutidos da história e experiência africana em solo português. Narrado pela jornalista Paula Cardoso, fundadora da plataforma Afrolink, o podcast é uma produção da Bruá Podcasts e faz parte da série Sapiens.


No primeiro episódio, já disponível em todas as plataformas de streaming, o programa transporta-nos para o início do século XX, uma época em que a diáspora africana começava a examinar as suas próprias origens, marcadas pela escravidão e pelo colonialismo. Este período viu o nascimento do Pan-africanismo, uma ideologia que defendia a união de todos os afrodescendentes como uma comunidade global, conectada por desafios e sonhos comuns. Contudo, os caminhos para essa unidade estavam longe de ser consensuais, pois diferentes grupos e ideologias — desde intelectuais negros e populistas jamaicanos a políticos franceses — tentavam moldar o movimento de acordo com suas próprias convicções.


No centro deste cenário encontra-se José de Magalhães, um personagem de destaque nascido em Angola e transferido ainda jovem para Portugal. Magalhães, que se tornaria um médico influente e ativista pela causa negra em Portugal, assume um papel crucial no desenvolvimento do movimento pan-africano ao trazer para Lisboa o Congresso Pan-africano, numa tentativa de consolidar a unidade e os ideais do movimento em território português. Contudo, a narrativa questiona se a experiência de “ser negro” pode ser realmente universal, e se uma ideia tão ambiciosa pode sobreviver às diversas barreiras ideológicas, políticas e sociais.


"Portugal Negro: a História Silenciada" oferece uma reflexão sobre a herança cultural e as dificuldades enfrentadas pela comunidade afrodescendente em Portugal e no mundo em questões sobre identidade, pertença e memória histórica.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile