Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Slow J foi o artista solo que arrecadou mais distinções na 6ª edição do PLAY – Prémios da Música Portuguesa. A dupla Calema venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Melhor Grupo, e levaram também o galardão de Canção do Ano, com “Maria Joana”, em colaboração com Mariza e Nuno Ribeiro. O Melhor Álbum do Ano foi Cor d’Água, de T-Rex, e LEO2745 foi escolhido como Artista Revelação.
Ao todo foram 14 os vencedores, de entre 50 artistas nomeados, da 6.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, que decorreu no Coliseu dos Recreios, esta quinta-feira, 16 de maio.
Slow J arrebatou os prémios de Melhor Artista Masculino, votado pela Academia (um feito já conseguido em 2020) e Prémio da Crítica, atribuído pela imprensa ao seu álbum Afro Fado. O hip-hop continuou a dar cartas no evento e somou mais dois galardões, com LEO2745 a ser o escolhido para Artista Revelação e T-Rex para Melhor Álbum com “Cor d’Água”.
“Tá Ok” foi a música que garantiu ao funk dos brasileiros DENNIS, MC Kevin o Chris o passaporte para o Prémio Lusofonia.
Os PLAY — Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela Audiogest, que gere e representa os direitos das editoras multinacionais, nacionais e independentes,e ainda pela GDA, entidade que gere os direitos dos artistas, intérpretes e executantes. Todos os processos de candidaturas, nomeações e seleção de vencedores — os quais podem envolver Academia (235 profissionais ligados à música), comités especializados, jornalistas e público —, por questões de transparência, são auditados pela PwC.
Criados em 2019 com o objetivo de celebrar e promover o talento e a carreira dos artistas portugueses e lusófonos, os Prémios PLAY são atualmente a grande festa da música nacional, contribuindo também para o desenvolvimento cultural e económico do país. Pela 6.ª vez consecutiva, a Vodafone foi o principal patrocinador, apoiando a música nacional no seu todo e em particular na categoria Vodafone Canção do Ano e no Momento Vodafone.
Lista completa dos vencedores:
VODAFONE CANÇÃO DO ANO
“Maria Joana” — Nuno Ribeiro, Calema, Mariza
MELHOR GRUPO
Calema
MELHOR ÁLBUM
“COR D’ÁGUA” — T-Rex
MELHOR ARTISTA FEMININA
Bárbara Bandeira
MELHOR ARTISTA MASCULINO
Slow J
MELHOR ÁLBUM FADO
“Terra que Vale o Céu” — Ricardo Ribeiro
ARTISTA REVELAÇÃO
LEO2745
MELHOR VIDEOCLIPE
“Estrada” — Pedro Mafama, realizado por André Caniços
MELHOR ÁLBUM JAZZ
“Chromosome” — Mário Costa
PRÉMIO LUSOFONIA
“Tá OK” — DENNIS, MC Kevin o Chris
MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA CLÁSSICA E ERUDITA
“LAMENTOS” — António Pinho Vargas
PRÉMIO MÚSICA LIGEIRA E POPULAR
“Recomeçar” — Sons do Minho
PRÉMIO DA CRÍTICA
“Afro Fado” — Slow J
PRÉMIO CARREIRA
Maestro António Victorino D’Almeida
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024