PUBLICIDADE

Bantuloja

Pupa está aí à porta e, provavelmente, não estamos prontos para ouvir esta nova Carla Prata

24 de Julho de 2024
Pupa brevemente Carla Prata

Partilhar

Depois de ter apresentado "Family Ties", onde se juntou a Tamera, Anariii e ao vencedor de um Grammy, Sammy Soso, Carla Prata deixou Londres por alguns dias para gravar em Lisboa o videoclipe de “Regresso”, com Paulo Flores, uma das figuras centrais da música angolana e lusófona. Esse single foi o primeiro registo em português na discografia da artista.


A BANTUMEN foi convidada para acompanhar as filmagens de “Regresso” e conversar com Carla sobre o processo de produção do seu primeiro álbum, Pupa, a ser lançado no dia 9 de agosto.


“Regresso” marca uma nova etapa na forma como Carla se tem mostrado para o público. A música é especial, não só por ser a primeira em que canta em português, mas por incorporar a base das suas origens, com elementos do Semba. Na letra, Carla Prata e Paulo Flores inspiraram-se na saudade da terra vermelha, do gelado de múcua, dos domingos de “boda rijo”, dos vizinhos que são primos e da inocência da infância, onde os sonhos moravam livremente.


Esta faixa é, por si só, um sonho tornado realidade para Carla. Paulo Flores é o OG da música de Angola que a artista cresceu a ouvir. É essa essência que a artista conseguiu registar em “Regresso” e que transporta os ouvintes para uma melancolia do passado.


https://www.instagram.com/p/C9jwvD6tNSQ/


E é esse passado que nos dá a provar o que ouviremos em Pupa, o há muito esperado álbum de estreia da artista. Questionada sobre o porquê de só o lançar agora, tendo em conta que já canta há alguns anos, a artista respondeu que "há males que vêm por bem”. A sabedoria popular diz que tudo tem um tempo certo para acontecer e é nesse princípio que Carla se fundamenta. “Não mudaria nada. Este momento é o momento perfeito para lançar o álbum. Porque, se tivesse lançado mais cedo, não teria as músicas que tenho agora. É um álbum muito pessoal e vulnerável. É o meu projeto mais versátil até agora, onde faço a fusão de três mundos diferentes de cultura, que é o meu único mundo. Criei um projeto que nunca foi feito antes. Incentivando os meus fãs a continuar a minha viagem musical de crescimento comigo. Este álbum tem algo para toda a gente", explicou.


Esse processo de crescimento e desenvolvimento, pessoal e profissional, é a definição de Pupa. No dicionário, a palavra é descrita como fase relativamente imóvel da metamorfose de numerosos tipos de insetos. Na metamorfose completa, a larva do inseto transforma-se em uma pupa, que, por sua vez, se transforma no inseto adulto, a borboleta. "Neste contexto do álbum, eu estava a pensar em borboletas, e o álbum representa a minha fase de crescimento e representa também a fase em que estou mesmo a voar, estou mais adulta agora", confirmou a artista à BANTUMEN.


https://www.instagram.com/p/C6t1BVUtXok/


Pupa, é um projecto de várias sonoridades. São dez faixas que refletem diferentes vibes "e um sauce (molho, em português) diferente". É uma viagem musical entre o RnB, Afrohouse/beat, UK Garage, entre outros estilos. A inovação é um termo quase sempre presente na boca de um artista para definir os seus novos trabalhos mas poucos conseguem efetivamente dar algo novo ao mercado. A longevidade das suas carreiras dita quem realmente o consegue fazer ou não. Carla faz parte da pequena fatia do game que se consegue manter permeável às inconstâncias da indústria e às vontades flutuantes do público. A sua fórmula é não repetir o que já fez, não seguir modas, ouvir o que a sua criatividade dita e rodear-se das melhores inspirações e equipas.


Para quem segue e conhece o seu trabalho, sabe que a artista, até musicalmente, é bastante discreta, resguardando a sua vida pessoal e separando-a da profissional. Contudo, com Pupa foi diferente. "Queria mostrar o meu lado mais pessoal e intimista, por isso quem ouvir bem o álbum, por mais que tenha vibes diferentes, vibes dançantes, quem ouvir mesmo a letra, vai perceber que o álbum é mesmo pessoal, porque tenho algo para dizer. Quando é uma música sobre mim ou uma história sobre pessoas que conheço, eu sei o que dizer. Eu vi, senti e [na música] saiu naturalmente", concluiu.


Pupa vai ser lançado nas plataformas digitais a 9 de agosto e já estão disponíveis três singles promocionais: “Lowkey”, “Say It” e “Family Ties”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile