René Tavares integra a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português

14 de Fevereiro de 2025
René Tavares Coleção Estado Português

Partilhar

O artista são-tomense René Tavares passou a integrar a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português (CACEP). A aquisição da sua obra pelo Estado insere-se na política de incorporação de trabalhos de artistas contemporâneos na coleção pública.


René Tavares, nascido em 1983, tem trabalhado temas como identidade, memória e a relação histórica entre São Tomé e Príncipe e Portugal, recorrendo à pintura, fotografia e instalação. As  suas obras traduzem elemento simbólicos e representações de retratos de grupo, com o objetivo de refletir as vivências de grupos étnicos, comunidades e culturas durante a era colonial e pós-colonial, num híbrido que mistura crenças ancestrais, memórias colectivas e património com a contemporaneidade e a globalização. 


https://www.instagram.com/p/DF--IFKsCG2/


Licenciado em Belas Artes e Artes Visuais pela Escola de Belas Artes de Dakar (Senegal), possui uma pós-graduação em Artes Visuais, Pintura e Fotografia pela Escola de Belas Artes de Rennes (França), e um Mestrado em Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Portugal). As suas obras já estiveram expostas em espaços e eventos como: afrOURban (EUA); Chaillot – Théâtre national de la Danse (França); Museu da Cidade (agora, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta); Biennale Architettura di Venezia (Itália) e Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe. Em 2018 foi nomeado Africa’s Most Influential New Artistic Talent, na FNB Art Joburg, em Joanesburgo, África do Sul.


A Coleção de Arte Contemporânea do Estado, gerida pela Direção-Geral do Património Cultural, tem como missão preservar e divulgar o património artístico nacional, adquirindo regularmente obras de artistas que marcam a contemporaneidade. René Tavares junta-se agora a um conjunto de nomes cujos trabalhos contribuem para a promoção da arte portuguesa e lusófona, consolidando o seu lugar no panorama artístico.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile