Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O fotógrafo Samba Baldé vai expor na 24ª edição da Trienal de Milão, de 13 de maio até 9 de novembro deste ano. Considerado um dos maiores fotógrafos da Guiné-Bissau, Samba Baldé vai levar a exposição “Tici Humanidadi”, com a curadoria de Kiyomi Kawaguchi e Nú Barreto.
Denominado “Tici Humanidadi”, que em criolo guineense significa “tecer a humanidade”, Samba traz para esta mostra a ideia de um esforço coletivo para criar um mundo mais igualitário e reforça a importância de partilhar valores universais e construir um futuro onde solidariedade e justiça sejam prioridades.
A exposição conta com cerca de quatro imagens, intituladas “Sustaining the Fire”, “Crushing Labor”, “Nurturing Growth”, e “The Market Pulse”, todas em tamanho 40cm x 80cm. Numa breve conversa com à BANTUMEN, o fotógrafo não escondeu o seu entusiasmo: “Estar aqui representa uma vitória para mim e para a Guiné, porque o trabalho será apresentado no cenário internacional. A participação na Trienal de Milão 2025, especialmente para a Guiné-Bissau, é uma oportunidade única para partilhar a minha visão artística com um público global e destacar a riqueza cultural e étnica do país”, expressou Samba.
A exposição é fruto de um convite de Kiyomi Kawaguchi, ex-representante da UNICEF para a Guiné-Bissau e atual membro da Comissão de Organização do pavilhão da Guiné-Bissau, que conheceu o trabalho de Samba durante a MoAc Biss 2023, a primeira residência artística organizada pelo sociólogo guineense Miguel de Barros, com curadoria do artista plástico Nú Barreto. “Ela [Kiyomi Kawaguchi] esteve presente na minha exposição na Guiné-Bissau sobre o movimento na MoAc Biss 2023”.
Para o artista, esta exposição serve, também, para validar a sua trajetória como um fotógrafo comprometido com a documentação da humanidade, cultura e identidade, além de colocar a Guiné Bissau no mapa global artístico através da fotografia.
Samba Baldé, nascido em 1994 em Bengazi, Líbia, e filho de um pai guineense, formou-se em Artes Visuais em Lisboa. Começou a sua jornada na fotografia em 2005, adquirindo reconhecimento e experiência ao longo do tempo. Destacam-se na sua carreira uma residência artística na Catchupa Factory em Mindelo, Cabo Verde, em 2021, e várias distinções, incluindo um prémio no concurso 35photo em 2022.
Além de fotógrafo, também atua como jornalista documental da Guiné-Bissau. Desde jovem, foi cativado pela fotografia, encarando-a como uma forma de arte para ser disseminada e, movido por esse objetivo, dedica-se a eternizar instantes, evocando emoções e manifestando sentimentos singulares.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja