Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
A melhor forma de aprender é ensinando. A frase não é de Hermano Juvane, mas podia ser. O economista moçambicano decidiu criar um podcast, tendo encontrado na literacia financeira uma solução e não um problema. De um gosto pessoal, o financeiro criou o “Mano Juvane”. Este podcast, focado no ensino de Educação Financeira, conta ao “Marcas por Escrever” como é que tudo está a acontecer.
Como é que surgiu a ideia de criar um podcast?
Eu decidi criar o podcast porque sempre achei que literacia financeira fosse uma necessidade, na nossa cultura. No meu tempo livre gosto muito de ler sobre este tema. Eu sou admirador de grandes autores como Dave Ramsey, Larry Burket, Phil Town e Warren Buffet. Já li muitos testemunhos de casamentos reconciliados, de gente com salário de classe média que acumularam milhões de dólares de riqueza, e de gente extremamente endividada que atingiu a liberdade financeira. Isto tudo, graças a aplicações consistentes de princípios financeiros. Os judeus são 1% da população global mas, mais ou menos, 25% da população dos bilionários, a nível mundial, são judeus. Isso também graças à literacia financeira que é passada de geração a geração. Os judeus também aplicam bons princípios financeiros que a Bíblia ensina. O meu sonho é de transmitir este conhecimento e princípios à minha geração.
A comunicação financeira é bastante técnica. Neste caso, ter uma linguagem simples assume especial relevância?
O Albert Einstein dizia que se alguém não consegue explicar ou ensinar uma certa matéria de forma simples, pode significar que não a domina. Segundo as estatísticas da USAID, a taxa de alfabetização em Moçambique é de apenas 47%. Quanto mais simples for a linguagem, mais pessoas poderão perceber e aprender algo complexo. Usar linguagem simplificada é determinante para chegar a mais pessoas
Qual é que foi o maior desafio ao construir esta peça de comunicação?
A criação de podcasts com sucesso requer muita pesquisa. É importante perceber o seu público alvo e dedicar tempo para produzir conteúdo regularmente. Diria que o maior desafio é estar constantemente a produzir conteúdo interessante, principalmente porque já há muita coisa a nível mundial.
A criação de podcasts com sucesso requer muita pesquisa. É importante perceber o seu público alvo e dedicar tempo para produzir conteúdo regularmente.
Hermano Juvane
Qual é o público alvo do Mano Juvane?
As estatísticas indicam que a faixa etária dos ouvintes do meu podcast estão entre os 25 e 45 anos de idade. Notei que há também muita gente na faixa etária acima dos 65 anos que acompanha os podcasts. Para ser mais especifico, pretendo atingir gente que:
Sente que faltam produtos deste género no mercado moçambicano?
Moçambique é uma economia de classe baixa. Naturalmente a oferta de produtos e serviços no sector financeiro é bem mais limitado do que em países mais desenvolvidos como a África do Sul ou a Nigéria. Os principais produtos de investimento no nosso mercado são depósitos a prazo, bilhetes de tesouro, obrigações corporativas e do Governo, assim como acções das empresas. O nosso mercado tem limitações de títulos de investimento como fundos mútuos e fundos de índice.
Naturalmente a oferta de produtos e serviços no sector financeiro é bem mais limitado do que em países mais desenvolvidos como a África do Sul ou a Nigéria.
Hermano Juvane
A língua é uma entrave? O podcast está em inglês, mesmo sendo Moçambique um país de língua oficial portuguesa. Prefere conteúdo em português ou em inglês?
As estatísticas dos podcasts indicam que o meu público alvo está concentrado em Moçambique, África de Sul e Estados Unidos. Naturalmente, ao produzir o conteúdo em inglês, atinjo mais mercados. Estou ciente que há muita gente interessada em ter o conteúdo em português. Assim que for concretizável, poderei produzir conteúdo em ambas as línguas.
Ouvir o Podcast The Mano Juvane Podcast
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024