Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Os passantes pela Calçada de São Vicente, no emblemático bairro Alfama, em Lisboa, já podem conhecer a Thaiane Handmade Jewellery, loja especializada em brincos feitos à mão pela designer de joias e empreendedora brasileira Thaiane Almeida.
Mais do que uma loja-conceito, o espaço foi projetado para ser um local de inspiração e conexão, onde o empreendedorismo feminino, a arte e a moda se unem num novo endereço de imersão criativa, onde visitantes poderão descobrir coleções exclusivas e conhecer a história por trás das peças, feitas artesanalmente com argila polimérica e resina. A artista pretende promover no local workshops sobre a técnica manual para interessados, incentivando o aprendizado e o intercâmbio cultural, além de propor encontros de networking entre profissionais do ramo, artistas e artesãos locais.
“A abertura da Thaiane Handmade Jewellery representa um marco na minha jornada. A expectativa é de que seja um espaço onde clientes possam vivenciar a essência do meu trabalho manual; um reflexo do meu crescimento como empreendedora e do meu amor pelo artesanato. Meu companheiro e eu estamos cuidando de tudo pessoalmente, desde a pintura das paredes até a construção dos móveis. Cada prateleira e display foi projetado e/ou reformado por nós, com as próprias mãos; o que torna a estrutura tão artesanal quanto as peças que produzo. Quero que os clientes sintam essa energia no lugar, que é fruto de muito trabalho, criatividade e união”, diz a designer.
"Saber que minhas criações podem adornar e ressoar com outras pessoas, fazendo-as se sentirem especiais, confiantes e empoderadas, me enche de alegria e satisfação"
Thaiane Almeida
Com três anos de existência e trajetória, a marca iniciada em Londres já passou por importantes mercados e feiras em Portugal, como o Mercado Santa Clara (Feira da Ladra); Mirari Local Market; The Spot Market; 8 Marvila; Vila Franca de Xira e Vilamoura, no Algarve.
“A partir da experiência em Portugal (desde o verão de 2023), tive a chance de conhecer um público diverso e exigente, que valoriza o trabalho manual e peças autênticas. Participar desses eventos foi fundamental para fortalecer minha conexão com o mercado local e expandir a marca. Além disso, são espaços que incentivam a troca entre pequenos empreendedores, o que foi muito enriquecedor. E ainda conhecer vários outros artistas e marcas incríveis, também entender as preferências do mercado português e internacional, já que Lisboa é uma cidade cheia de turistas”, diz Thaiane.
A artista desenha peças únicas e excepcionais que vão desde designs coloridos, joviais e lúdicos até as que transmitem minimalismo e sofisticação. A marca é voltada para quem busca revelar e realçar ainda mais a própria beleza com adornos leves e atemporais, em formas orgânicas, geométricas e assimétricas.
Cada par de brincos é dotado de uma energia e essência criativa diferente, o que confere personalidade a cada uma das peças. Além de bonitos, são funcionais e usáveis, pois não pesam na orelha. As peças são feitas com argila polimérica e um cuidadoso acabamento em resina, também pensado como sinônimo de durabilidade, oferecendo uma alternativa mais sustentável e consciente às joias tradicionais.
“Saber que minhas criações podem adornar e ressoar com outras pessoas, fazendo-as se sentirem especiais, confiantes e empoderadas, me enche de alegria e satisfação, além de criar arte vestível, cada peça com sua própria história única para contar. É essa conexão que torna minha jornada artística verdadeiramente significativa, e eu não a trocaria por nada no mundo”, completa.
Com a iniciativa, Thaiane vem ganhando destaque como uma das novas vozes do empreendedorismo feminino, mostrando que é possível alinhar negócios com propósito cultural e transpor barreiras para conquistar novos horizontes. A inauguração de seu próprio espaço representa um exemplo concreto do poder transformador de mulheres empreendedoras e imigrantes que desejam fazer a diferença em suas comunidades.
Ser uma jovem brasileira, imigrante e empreendedora em Portugal carrega certos desafios. Thaiane explica: “Quando saí do Brasil para morar em Londres, enfrentei desafios imensos, especialmente a barreira linguística e a adaptação de uma cultura completamente diferente. Não foi fácil começar do zero, aprender um novo idioma e me integrar a um mercado tão competitivo. Em Portugal, sinto que algumas barreiras são menores, já que compartilho a língua, ainda que com algumas diferenças. Mas o empreendedorismo como imigrante continua desafiador. Aqui, é preciso muito esforço para quebrar preconceitos, mas a experiência de três anos participando de mercados me deu ferramentas e resiliência para avançar”.
Desfile Isa Isaac Silva em 2016. Foto de Alexandre Schneider / Agência Fotosite
Empreendedorismo e imigração
Para Thaiane, ser empreendedora vai além de criar um negócio: é um ato de resistência. É ocupar espaços muitas vezes negados a mulheres negras ou imigrantes e transformar barreiras em pontes de conexão e criatividade. Cada peça que cria reflete essa jornada e a sua loja será um reflexo disso: um espaço para inspirar outras mulheres a perseguirem os seus sonhos, apesar das adversidades, transcendendo fronteiras e conectando culturas e histórias de vida.
Autodidata, Thaiane Almeida começou a empreender em 2013 como produtora de eventos, quando ainda estudava Produção de Moda, em São Paulo, sua cidade natal.
Em 2016 passou a criar brincos em papel acetato para uso pessoal. Com a visibilidade por meio das redes sociais e do boca-a-boca entre amigos, percebeu a possibilidade de negócio e oficializou a marca “Acessórios Hot Pente”, vendida por meio de um extinto perfil no Instagram. Modelos geométricos e pompons, ambos holográficos, foram muito utilizados no Carnaval, além de estampar editoriais de moda e vestir artistas brasileiras como Elza Soares, Gabi Amarantos, Tássia Reis e Karol Conka.
Em 2018, foi indicada pela Revista Glamour Brasil como uma criadora que preza pela sustentabilidade e pela brasilidade em suas produções, na matéria intitulada “8 marcas comandadas por mulheres negras que você precisa conhecer”.
Também integrou duas coleções (Inverno 2017 / Verão 2018) da estilista baiana Isa Isaac Silva, empresária e referência da moda afro-brasileira, durante os desfiles da Casa de Criadores, em São Paulo. Hoje, Isa integra o calendário de desfiles da São Paulo Fashion Week.
Em 2018, Thaiane se mudou para Londres. Como não falava inglês, passou dois anos se adaptando ao novo país, período em que trabalhou em restaurantes e estudou o idioma. Em 2020, veio a pandemia da Covid-19 e também a oportunidade de reinventar a “Acessórios Hot Pente” e de continuar a produzir brincos. Na busca por outro tipo de material para a confecção, viu na argila polimérica a possibilidade de manuseio, experimentando na prática e vendo tutoriais pelo YouTube e Instagram. Nasce então a Thaiane Handmade Jewellery.
“Nunca me imaginei participar de mercados em Londres, comunicando-me em inglês e, ainda por cima, vendendo minhas próprias criações. A experiência foi transformadora, desafiadora e extremamente enriquecedora. Enfrentar a barreira do idioma e conquistar um público tão diverso me fez acreditar ainda mais no poder da autenticidade e da dedicação. Hoje, minha marca alcança um público internacional, e meus maiores clientes vêm dos Estados Unidos, França e Inglaterra. Grande parte de quem consome minhas peças são turistas que buscam algo único, que carregue uma história e represente a essência do trabalho artesanal e criativo que faço”, explica.
Na Inglaterra, integrou grupos de Black Business Owner e também foi indicada pelo site inglês Hobby Craft como uma das “27 mulheres negras inspiradoras que você precisa seguir”.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024