Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Após a apresentação de Moxi, o seu álbum de estreia, em outubro de 2022 em Lisboa, Toty Sa'Medfez as malas e rumou para a terra-mãe, Angola, onde tem estado até aos dias de hoje.
O cantor, compositor e multi-instrumentista, um dos artistas de culto da nova música angolana, está de regresso à capital lisboeta para apresentar a sua música no B.Leza e transportar o público tanto para as noites quentes de Luanda, como para uma Lisboa dos recantos afro-cosmopolitas, ou para as avenidas urbanas tingidas de funk do Rio de Janeiro ou de Nova Iorque.
É de uma nova soul kaluanda que aqui se fala. Uma procura de um renovado idioma com paixão. Filho de mãe angolana e pai são-tomense, Toty tem nos géneros musicais nascidos dentro do triângulo atlântico a sua maior fonte de inspiração.
Foram os pais que lhe ofereceram, aos 8 anos, a primeira guitarra e um teclado. Aos 12 já produzia instrumentais de hip-hop, kuduro ou kizomba para os aspirantes a músicos do bairro da Vila Alice. Agora, nos 30, dá expressão a todas as aprendizagens que recebeu ao longo dos anos, ao mesmo tempo que desenha uma nova música que demanda prazer e que é capaz de revelar novos horizontes. Moxi, o seu primeiro álbum, na língua Kimbundu, significa “primeiro” ou “número 1”.
https://www.instagram.com/p/C66R8_BrRJ1/
Apesar da juventude e escassa discografia em nome próprio, Toty é uma referência da música feita em Angola há já alguns anos, na mesma linha de Aline Frazão ou A’ Mosi Just a Label. O seu talento como cantor e multi-instrumentista é bem conhecido de quem já o viu em palco, com destaque para o virtuosismo com a guitarra, sendo requisitado para as mais diversas colaborações.
Depois de Moxi, o seu mais do que esperado álbum de estreia, com produção executiva de Kalaf Epalanga, Toty Sa'Med regressou a Angola, onde tem dado diversos espetáculos.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024