Uma das grandes discussões contemporâneas dentro do hip hop pauta pela distinção entre uma mixtape e um álbum.
O Hip Hop Dx questiona se o projecto deverá ser gratuito para ser chamado de mixtape ou se se pode simplesmente colocá-lo no iTunes. E com ou sem sons originais?
A descrição que mais ganha unanimidade é: conjunto de tracks que não terá grande projecção a nível promocional e cujo ganho financeiro não é o principal objectivo.
Para fechar os balanços de 2015, aqui tens cinco mixtapes de rappers já batidos no game e que não deves deixar de ouvir.
Jay IDK – Sub Trap
O rapper proveniente de DMV, na Califórnia, EUA, Jay IDK (Ignorantly Delivering Knowledge, cuja tradução à letra significa Entregando Conhecimento Ignorantemente) lançou a meio do ano Sub Trap, como forma de explicar as suas motivações e filosofias através de uma narrativa contada de várias perspectivas além da sua. Sub Trap é a sua realidade. Vindo de um sub-mundo das drogas, prisão e encargos familiares maiores do que as suas possibilidades, Sub Trap é a sua estrada para o sucesso, deixando para trás o desespero e desesperança do passado. O álbum conta com 15 faixas, várias participações e está disponível no Spotify.
Big KRIT – It’s Better This Way
Esta mixtape é uma chamada aos novos fãs e um agradecimento aos de sempre. O som “How Bout That Money” é o seu melhor exemplo da sua nova habilidade para mergulhar nos sons mais mainstream.
Lil B & Chance The Rapper – Free Based Freestyles
O The Rapper e Lil B conseguiram alcançar uma boa popularidade fora do mainstream da cultura pop, sendo considerados dois produtos da Internet. Lil B é um rapper “esquecido” do grupo The Pack, da Bay Area, Califórnia que acabou por se tornar omnipresente online e que já disponibilizou milhares de sons através de canais como o Myspace.
Boogie – The Reach
Saído do já conhecido Compton, Boogie teve um 2015 em grande de pois de ter ganho notoriedade com o single “Oh My”. Como não poderia deixar de ser, pelo menos, não quando se é de Compton, nas suas letras prevalecem as guerras de gangs.
Joey Fatts – Ill Street Blues
Joey Fatts lançou este trabalho ainda durante o luto do seu mentor A$AP Yams. Ill Street Blues é a história de ter sido criado no mesmo bairro de lendas como Snoop Dog e Nate Dogg. Um álbum de qualidade e lançado sobretudo com o intuito comercial.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.