Procurar
Close this search box.

As mulheres são “absolutamente” iguais, disse o príncipe da Arábia Saudita

O programa “60 Minutes” da CBS News transmitiu um episódio sobre o poderoso príncipe da Arábia Saudita, de 32 anos, onde Mohammed bin Salman mostra ser um líder moderno com ideias de equidade entre homens e mulheres.

Sobre o islamismo, o príncipe Mohammed reconheceu que a Arábia Saudita tem sido dominada por uma interpretação ultraconservadora do Islão, que amedronta os não-muçulmanos, privava as mulheres de direitos básicos e restringia a vida social ao proibir cinemas e música. “Fomos vítimas, especialmente a minha geração que sofreu muito com isso”, disse sobre a onda de conservadorismo que se espalhou pelo reino depois de 1979.

Quando perguntado se as mulheres eram iguais aos homens, o Príncipe Mohammed disse: “Absolutamente. Somos todos seres humanos e não há diferença ”.

A ascensão ao poder de Mohammed bin Salman foi acompanhada por um afrouxamento das restrições sobre o vestuário feminino e uma expansão do seu papel a nível profissional. O príncipe garantiu que o governo está a trabalhar em regulamentações para garantir um vencimento igual aos homens.

Mas as mulheres na Arábia Saudita ainda estão vinculadas às chamadas leis de tutela, que dão aos parentes do sexo masculino controle sobre aspectos das suas vidas, como a sua capacidade de viajar para o exterior e passar por certos procedimentos médicos.

Espera-se que o príncipe Mohammed suba ao trono depois que o seu pai, o rei Salman, morrer. Se isso acontecer, dada a sua pouca idade, ele poderá governar a Arábia Saudita por 50 anos.

“Se as coisas seguirem o seu caminho normal, então é de se esperar”, disse ele.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES