Enquanto em Portugal não houver consenso numa data para se celebrar a história e identidade afrodescendente, os diferentes coletivos associam-se às efemérides assinaladas além fronteiras. É o caso do Mês da Consciência Negra celebrado no Brasil e que por terras lusas inspira a um ponto de encontro, no dia 27, da Associação Cavaleiros de São Brás.
Nesse domingo, das 12h às 20h na Boba (Casal de São Brás, Amadora), onde está sediada a associação, o grupo de jovens dançarinos Afro Power Dance vai dinamizar o encontro ao mesmo tempo que angaria fundos para poder comprar novas roupas para as suas apresentações. Todas as receitas de compras efetuadas no encontro vão reverter para o coletivo.
O encontro começa às 12h com um Workshop de Olaria, no valor de 10 euros; segue-se leitura infantil com Dulce Semedo e o livro “Os Tesouros do Pico Cão Grande”, de Mirian de Deus; a apresentação das obras Para que fique bem escurecido e Aventureira Marielle e o dia da fotografia, com as presença das respetivas autoras, Sandra Baldé e Nuna, respetivamente.
Haverá ainda tempo para a transmissão de documentários, rodas de conversa, música tradicional e gastronomia local.
A organização avisa ainda que o coletivo Lisboa Capoeira estará também presente no local para uma roda de capoeira no largo.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.