Assa Matusse, Lenna Bahule, Selma Uamusse e Pongo juntam-se em Maputo para comemorar o Dia da Europa, assinalado anualmente a 9 de maio.
O concerto marcado para este sábado, 13 de maio, reúne em Maputo algumas das vozes femininas mais populares da atualidade de origem dos PALOP, com o objetivo de cada uma destacar as suas próprias identidades que têm também conquistado terreno em diferentes geografias europeias.
Assa Matusse, uma das artistas convidadas irá aproveitar para apresentar o seu novo álbum, Mutchangana, e que é uma dedicação de amor ao seu pai e à sua cultura, que, como a própria refere foi reprimida durante a colonização- e até decolonização.
“Será um prazer dividir o palco com grandes mulheres que admiro tanto. As minha manas de Moçambique bem como a Pongo de Angola. Na língua xiChangana, falada ao Sul de Moçambique, a palavra pongo significa barulho, então vamos mesmo fazer barulho em prol da nossa cultura”, referiu Assa.
Já a cantora e kudurista Pongo, que se estreia em palcos moçambicanos, declara que é um privilégio estar num cartaz entre “estas mulheres que lutaram e lutam para ocupar os seus espaços na diáspora. Será também um grito feminino pela nossa valorização como mulheres”.
O evento vai acontecer a partir das 18 horas desde sábado, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, no centro de Maputo.
Benilde Matsinhe
Nos últimos anos, dedicou-se à comunicação para a mudança social e comportamental. Tem larga experiência na produção de conteúdos e de materiais de comunicação em saúde, género e direitos humanos, em geral. A sua formação em Ciências Sociais e, posteriormente, áudio-visual e jornalismo, permitiu-lhe explorar as relações públicas, assessoria de imprensa e produção televisiva e de festivais.