PUB

Barbie e o voluntariado turístico que vai “salvar” África

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

No Instagram há uma conta invulgar. Barbie, a famosa boneca, é a personagem principal, que conta a sua vida boa de samaritana em África. A conta é claramente uma irónica chamada de atenção para os inúmeros salvadores em nome próprio ou de ONG’S, que acorrem à urgência do salvamento da faminta espécie humana africana e dos seus safaris deslumbrantes.

Ainda no seu país de origem, Estados Unidos da América, Barbie prepara a sua grande viagem, publicando fotografias cujos comentários referem apenas a sua “aventura em África”, aquela região de “terra vermelha”, sem nunca especificar o país ao certo. Na bagagem, o mais importante é com certeza levar os seus botins de 12 cm e a sua mala de mão. Contudo, a  hashtag #NaVerdadeTenhoMuitoMaisBagagem, denuncia que provavelmente Barbie não vai chegar em “África” de mãos a abanar.

Uma das fotografias é particularmente irónica. Transcrevendo um dos versículos de Mateus, a boneca revela “Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Chegada à “terra prometida”, que continuamos sem saber onde se situa, visto que África é a única localização fornecida nas fotografias, Barbie publica várias fotos cliché com crianças ou num safari com comentários espirituais, que classificam a sua viagem como uma peregrinação à qual a boneca do enviada com o objectivo da salvação do continente. “Primeiro, ela assustou-se com a cor da minha pele. Mas eu sei que vamos aprender uma com a outra. Estamos ligadas pelo nosso espírito e humanidade. E agora, pelas roupas. Sinto-me a mãe de todas as crianças deste país. Fui escolhida para isto”, pode ler-se num dos posts.

Esta conta de Instagram, além da ironia, pretende denunciar com humor a forma paternalista com que os ocidentais olham para o continente africano, quando para lá viajam com supostos objectivos humanitários.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB