Procurar
Close this search box.

Beber para esquecer é um disparate

Quem já não tentou se embebedar para esquecer um problema ou desilusão amorosa? É até uma das cenas mais repetidas no cinema, mas a verdade é que a única coisa que vais ganhar é uma valente ressaca.

Beber para esquecer é um disparate, porque as bebidas alcoólicas nada mais fazem do que intensificar as más memórias. Esta é a conclusão de um recente estudo da Universidade John Hopkins (nos Estados Unidos) e publicado na revista Translational Psychiatry.

O estudo analisou ratos de laboratório divididos em dois grupos: um em que a bebida administrada era água e um outro em que apenas eram ingeridas bebidas alcoólicas. Os animais tiveram que beber os líquidos num mesmo período de tempo, duas horas.

Na segunda fase da investigação, os animais tiveram que ouvir um mesmo som e ser alvo de uma descarga elétrica. O procedimento foi repetido no dia seguinte, tendo-se excluído a descarga elétrica. O comportamento cerebral dos bichos foi monitorizado e os investigadores norte-americanos conseguiram notar uma maior sensação de medo nos ratos que beberam bebidas alcoólicas, uma vez que ficaram com a má recordação da descarga elétrica em mente.

Em causa, lê-se na publicação, está o impacto nocivo que o álcool tem nos recetores do neurotransmissor glutamato, deixando-o incapaz de estabelecer uma comunicação neural correcta.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES