Procurar
Close this search box.

França vai devolver 26 peças de arte reclamadas pelo Benin

benin arte
©Christophe Petit Tesson/MAXPPP

O presidente francês Emmanuel Macron decidiu devolver “sem demora” 26 obras reivindicadas pelas autoridades do Benim, pilhadas durante a guerra do exército francês em 1892.

O anuncio feito pelo Eliseu aconteceu na sequência do compromisso da França em restituir arte africana ao continente. O musée Quai Branly, em Paris, tem em sua posse mais de seis mil peças do Benim, incluindo as portas do Palácio Abomey, estátuas reais e tronos.

Para o Eliseu, a restituição de obras daquele país africano não deveria ser um caso isolado ou puramente simbólico. O chefe de Estado “deseja que sejam consideradas todas as formas possíveis de circulação dessas obras: restituições, mas também exposições, trocas, empréstimos, depósitos, cooperação”, diz o Eliseu.

O anúncio propõe ainda uma evolução da legislação a fim de restituir aos estados solicitantes milhares de obras de arte africanas que chegaram durante a colonização, que estão nos museus franceses.

 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES