PUB
Biblioteca Nacional de Moçambique
Biblioteca Nacional de Moçambique

Biblioteca Nacional de Moçambique vai ter acervo virtual

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Com o objetivo de expandir a rede de bibliotecas no país e reabilitar o seu edifício, a Biblioteca Nacional de Moçambique (BNM) vai digitalizar o seu acervo.

João Fenhane, diretor da instituição, indica que, para a concretização do projeto, vai ser necessário recorrer a fundos e recursos externos, com a intenção de apetrechar a instituição com tecnologia de ponta, para que os recursos humanos internos possam fazer a digitalização e a gestão do acervo.

Além da implementação de uma biblioteca virtual, o emblemático edifício sito no número 1348 da avenida 25 de Setembro, em Maputo, carece de “intervenções profundas e urgentes para travar a contínua degradação”.

Sobre o aumento de bibliotecas no país, Fenhane diz que o ideal seria que existisse uma em cada distrito e que, à posteriori, se conseguisse implementar várias bibliotecas comunitárias, visto que estas são o pilar basilar da conservação e divulgação do património literário e cultural de qualquer nação.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB