Procurar
Close this search box.

Black Spygo está “No Tempo Certo”

Black Spygo / Foto: Black Vision
Black Spygo / Foto: Black Vision

Black Spygo lançou o seu aguardado álbum de estreia, No Tempo Certo. Repleto de colaborações de alto nível e uma sonoridade diversificada, reflete o percurso consistente e inovador do artista, prometendo conquistar ainda mais admiradores e consolidar a sua posição no panorama musical lusófono.

Black Spygo emergiu como uma das figuras mais influentes da música urbana angolana, sendo responsável por diversos hits que têm contribuído para a difusão da música angolana além-fronteiras. Hoje, é considerado uma referência nacional em géneros que vão do hip-hop ao afrobeat, passando pelo guetto zouk e R&B. Esta trajetória culmina agora no lançamento do seu primeiro disco em nome próprio.

Depois de ter lançado alguns singles que antecipavam o novo trabalho, Black Spygo apresenta-nos “No Tempo Certo”, um álbum que chega como resultado de um percurso notável e consistente. Nos últimos anos, Black Spygo tornou-se um dos mais influentes contribuintes do panorama musical angolano contemporâneo. No entanto, este caminho de sucesso inclui tanto provas evidentes quanto um trabalho invisível, refletido num percurso feito nos bastidores. Por trás dos resultados visíveis, há todo um trajeto de dedicação e esforço, arquivado na trajetória de quem o protagoniza.

Numa conversa via WhatsApp, entre Lisboa e Luanda, conseguimos perceber um pouco mais do que se trata este seu primeiro grande trabalho, disco que é espelho do que o artista tem feito nos últimos anos e no que Black Spygo se tornou.

“No Tempo Certo não é só um álbum para mim. É a minha história, a minha caminhada, é o verdadeiro significado da frase: ‘nada é impossível neste mundo’. No Tempo Certo é o meu primeiro filho (risos). O processo criativo do álbum foi muito bom. Podemos assumir que este álbum é o resultado do ‘Versos & Poesias’, ou pelo menos teve influências muito grandes que contribuíram para o resultado deste projeto. Porque o ‘Versos & Poesias’ contribuiu muito para o meu crescimento profissional e não só. Graças a Deus, hoje, sou conhecido pela Lusofonia devido a isso mesmo”, explicou Black Spygo.

Metas como o projeto “Versos & Poesias”, no qual o DJ e produtor reuniu uma série de promissores artistas lusófonos — arrecadando milhões de visualizações no YouTube em cinco edições —, a formação da sua estrutura operacional e criativa sob o nome Black Vision, e a distinção como uma das 30 personalidades mais influentes do seu país a nível cultural, destacam-se como alguns dos principais marcos que convergiram para este momento inadiável: o lançamento do seu primeiro grande trabalho a solo. Este álbum, apesar de ser um projeto solo, reflete a colaboração e o talento de muitos artistas, tornando-se numa obra coletiva e enriquecedora.

Testemunhámos um ciclo de antecipação, novamente com um espírito colaborativo indissociável, que levou Black Spygo a convidar uma série de artistas — desde os mais promissores até aos já consagrados — a integrarem o seu álbum de estreia. Entre os convidados destacam-se nomes de peso como Djodje, Anselmo Ralph, C4 Pedro, Julinho KSD, MC Livinho, Soarito e SleepyThePrince. Desses encontros inusitados resultaram criações artísticas verdadeiramente surpreendentes, num trabalho que se destaca pela riqueza da diversidade de participantes, géneros, registos e abordagens. Contudo, sem negligenciar o cunho pessoal de Black Spygo em toda a concepção do projeto.

Enquanto DJ e produtor, a identidade de Black Spygo está intrinsecamente ligada à cooperação. O álbum “No Tempo Certo” demonstra que é no meio de múltiplas, diferentes e insaciáveis mentes criativas que Black Spygo se encontra verdadeiramente. Sem recorrer a atalhos ou fórmulas para o sucesso, este disco e o seu autor mostram-nos que a virtude não está em esperar, mas em estar preparado no momento certo.

“Tive grandes colaborações com grandes nomes da música PALOP neste álbum. As coisas aconteceram naturalmente. Não é algo que já tivesse em mente. Quando decidi começar a gravar, começámos a produzir os beats e, em cada um, tínhamos sempre algum artista em mente. Foi assim que enviei convites para os artistas e as coisas simplesmente fluíram a partir daí. Este ‘No Tempo Certo’ é o amadurecer de um sonho, a realização do meu primeiro álbum, um projeto único, com uma sonoridade inédita, total entrega em cada produção e cheio de alma em cada faixa. Cada elemento presente na capa representa o tempo investido, a energia, a lapidação, a dedicação e o esforço ao longo da minha jornada. Espero que desfrutem tanto quanto eu desta obra única e grandiosa, que deixou de ser só minha e passou a ser nossa”, concluiu.

Ouve abaixo o No Tempo Certo.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES