Happy Blues é a nova exposição do artista plástico Blackson, a inaugurar no dia 26 de março às 17h00 e que vai estar patente até ao dia 10 de abril, no Espaço Espelho d’Água, em Lisboa.
Nesta nova exposição, Blackson apresenta nove obras acompanhadas de uma instalação, inspiradas na representação do corpo negro, com o propósito de afirmá-lo na sociedade e meio artístico.
Nos quadros vemos cores fortes e vibrantes, com figuras negras de expressões vincadas e indecifráveis – marcadas pelo passado – e cuja liberdade está estampada como pano de fundo.
O artista trabalha com acrílico sobre tela, mas também sobre outros materiais, como objetos encontrados na rua, papelão, sacos, jornais e ainda uma peça em azulejo – “um desafio de um cliente, que me abriu o horizonte muito mais do que imaginava”, conta. “As escolhas dependem sempre do que quero expressar, acho que as telas funcionam melhor nos momentos de maior introspecção e outros materiais funcionam melhor em mensagens mais barulhentas”, explica o artista.
A exposição é resultado de uma fase de maior cumplicidade de Blackson com o seu interno ser, evocando sensações de grande melancolia. Segundo o artista, ao mesmo tempo formou-se uma consciência mais ampla de como as coisas são e como devem ser, criando um equilíbrio entre tristeza e alegria.
“Happy Blues” é de acesso gratuito e estará patente desde o dia 26 de março até 10 de abril, de segunda a domingo, das 11h às 24h, no Espaço Espelho d’Água, em Lisboa.
A exposição inaugura com performance dos artistas Carina Amaro, TotySa’Med e Nayela.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.