Procurar
Close this search box.

Brasil vai ter app que ensina a combater vírus da dengue

Man with smartphone

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, portador do vírus dengue, da febre chikungunya e do vírus zika, tem mais um aliado, com a aplicação Apanha o Mosquito, desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados Amazonas (Prodam). A aplicação é um jogo no qual o utilizador tem que cumprir objectivos que previnem a expansão do mosquito.

Segundo o chefe departamental da Divisão de Inovação do Prodam, Raphael Marinho, o jogo foi criado a partir da campanha nacional 10 Minutos contra a Dengue da Fundação Oswaldo Cruz, que recomenda a população a reservar algum tempo, pelo menos uma vez por semana, para eliminar os focos de incidência do insecto.

“A ideia foi pegar nessas recomendações e transformá-la num minijogo, em que o utilizador tem um minuto para cumprir a missão. A cumprir essas provas ganha uma pontuação. Quisemos também promover um ranking onde as pessoas que participam sejam colocadas nesse ranking e sejam exibidas para o mundo inteiro”, explicou Marinho.

De acordo com Raphael Marinho, a ideia é passar por envolver as crianças e os adolescentes na luta ao vírus. Mas a aplicação pode também funcionar como auxiliar de saúde.

“O foco principal é usar no sector escolar. Utilizar a internet para promover jogos e ensiná-los a combater através de todas estas medidas de prevenção. Se os agentes de saúde quiserem utilizar a internet como uma maneira de confirmar se já foi feito tudo”.

A aplicação Apanha o Mosquito está disponível na Google Play Store para dispositivos de sistema Android.

Fonte: Agência Brasil

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES