Procurar
Close this search box.

Bráulio Pitra vence prémio de moda em Inglaterra

Bráulio Pitra
📷: Olivia Brabbs

Das múltiplas linguagens artísticas desempenhadas pelo luso-angolano Bráulio Pitra, de 26 anos, estão a música, a dança, o design gráfico e a moda.

Vencedor do Northern Fashion Week Awards 2022, em Manchester, o artista foi destaque na categoria Fashion Menswear com a coleção masculina de streetwear assinada pela marca OS VMC – VICTORY MOB CREW, coletivo fundado em 2014 pelo próprio Pitra e pelo músico e produtor Emanuel Carvalho.

O título marca a sua primeira participação oficial num desfile de moda e também o primeiro reconhecimento no segmento fashion, além de torná-lo o primeiro designer português a receber o prémio no norte do Reino Unido. “Candidatei-me pelo site e não esperava que fosse selecionado, mas fui. Eu era o único designer negro nativo de Portugal e estava a competir com outros três britânicos”, conta Pitra.

O artista explica que o evento é uma celebração dos melhores estilistas da região, que são previamente selecionados pela equipa de moda New Talent, sediada em Londres. “O Reino Unido abraça os designers estrangeiros. A inclusão é a norma e a indústria da moda, aqui, constrói mais pontes com outros países com esse método”, explica. Natural de Quinta do Mocho, em Sacavém, Lisboa, Bráulio Pitra mudou-se para a capital inglesa em 2019 e, no ano seguinte, passou a dedicar-se à carreira profissional de designer. Atualmente, vive na cidade inglesa de Leeds.

OS VMC - VICTORY MOB CREW
OS VMC – VICTORY MOB CREW | 📷: Olivia Brabbs

Alguns meses depois da visibilidade nas passarelas da Northern, Pitra foi convidado a participar nos desfiles de outono-inverno da Independent Runway Show, organizado pela York Fashion Week, também localizada na região norte da Inglaterra. “Não houve prémios, mas a experiência foi incrível e o amor da multidão foi excelente. Um designer português a apresentar a sua marca em dois desfiles no mesmo ano? No Reino Unido? Sim, é algo para se orgulhar”, diz.

“Costumo me comunicar através das cores e materiais. Quero que os meus designs chamem a atenção das pessoas e mostrem que o streetwear confortável pode quebrar barreiras na moda”. O artista acredita que ambos os reconhecimentos são valiosos, não apenas para seu portfólio como designer de moda, mas também para a sua marca OS VMC, criando possibilidades para que mais portas sejam abertas pelas corporações certas e que possam ver no seu trabalho um potencial para futuras parcerias.

📷: Anna Buchynska


Com o lema “buscar a vitória em diferentes campos criativos, seja na música, na dança, no design gráfico, no cinema e noutras fontes de auto-expressão”, OS VMC VICTORY MOB CREW nasceram como movimento para construir e inspirar não só a comunidade da Quinta do Mocho, mas também os seus seguidores a sonharem alto. Formado anteriormente pelos amigos de infância Cedrick Monteiro, Emanuel Carvalho (Locksero), Antunes Lu e Erikson Afonso, hoje OS VMC é um coletivo composto apenas por Pitra e Carvalho, membros ativos.

Como empreendimento voltado para a juventude negra e também para os mais velhos, a plataforma quer provocar mudanças, gerar ideias por meio da arte e ser um canal de apoio a criativos em todos os setores.

Também escritor, compositor e ator, Pitra iniciou nas artes performativas aos 14 anos de forma autodidata, como dançarino de hip hop. Em 2017 foi escolhido como bailarino do musical “Popota ao Vivo”, produzido pela UAU. 

Passou a fazer música quando tinha 20 anos e não parou desde então. O seu primeiro single “Cara ou Coroa” concedeu-lhe reconhecimento nacional e uma apresentação em concerto solo no município de Santarém. Lançado em 2021 e produzido por Cedrick Monteiro, músico português radicado na Bélgica, os EPs In Pursuit of Victory – Vol. 1 e 2 seguem disponíveis em todas as plataformas de streaming.

Entre seus planos futuros, Pitra diz querer continuar a dar experiências para as pessoas, como um show que elas possam se recordar. “Desde a minha moda até a minha música, e até possíveis filmes que eu possa criar, quero fazer uma bela fusão artística“.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES