Procurar
Close this search box.

#BRIGHT: Wilson Ganga, o futuro é dos empreendedores

O novo nome da nossa rubrica #BRIGHT é Wilson Ganga, um jovem angolano e empresário de sucesso. Wilson, nascido a 26 de julho de 1992, na Lunda Sul (Angola), é um dos fundadores da aplicação de transportes Tupuca e da empresa de Marketing Digital G-Smart Solutions.

Wilson tem 25 anos mas a idade não o define. É bacharel em Gestão de Negócios, pela Universidade norte-americana Saint Francis, e o seu único objetivo é mudar o mundo. Não numa perspectiva geral, mas mudar a forma como o público à sua volta vê o mundo do Marketing Digital e da gestão de empresas. Dessa ambição, nasceu a Tupuca, que poderíamos chamar de irmã gémea do serviço Uber Eats, mas que, na verdade, é muito mais do que uma simples empresa de entrega de refeições e produtos ao domicílio. A Tupuca foi fundada em 2015 por quatro jovens empreendedores e é hoje uma Start Up em franca expansão, com uma base de dados de mais de 30 mil pessoas e com mais de 100 funcionários. É a primeira app que oferece serviços de takeaway em Angola e, com apenas dois anos e meio no mercado, já viu crescer as suas entregas de 400 para oito mil por mês. Actualmente, a empresa começa a dar os primeiros passos para a entrega de outros produtos, como compras de supermercado, farmácia, entre outros, e nem o trânsito em Angola, que é dos piores de África, é entrave para o seu sucesso.

“O trânsito é terrível, mas é assim que isso nos beneficia, porque na hora do almoço, em vez de as pessoas entrarem no trânsito para comprar uma das suas refeições favoritas, preferem usar a Tupuca”, diz-nos o empreendedor.

Quando a empresa ainda era apenas uma ideia, os seus fundadores concorreram ao programa Seedstars, mas acabaram por ficar pelo caminho, ultrapassados por outros projetos inovadores. A meio da crise que afectou o sistema financeiro, económico e social em Angola, a empresa acabou por afirmar-se e conseguir chamar a atenção do mercado.

Em 2017, já a funcionar a 100%, a Tupuca conseguiu então vencer a edição Seedstars desse ano. “Somos um grupo de jovens cheios de dinâmica, temos uma boa gestão e pessoas dedicadas 24h/24h. Temos visão e foco e vamos sempre conseguir alcançar as nossas metas”, explica Wilson durante uma entrevista à BANTUMEN.

Além da Tupuca, Wilson criou também a G-Smart Solutions, uma empresa de Marketing Digital que começa a fazer a diferença no meio em Angola. Gestão de Redes Sociais, consultoria, branding e design são só alguns dos serviços da empresa que na sua carteira, tem por exemplo a Angoplaste, a nova coqueluche industrial angolana.

Apesar de ter vivido 17 anos nos Estados Unidos, Ganga sempre teve como objectivo regressar ao seu país e aplicar tudo o que aprendeu lá fora. “Cheguei com muita garra para criar algo. O caminho é longo, mas a mudança está a vir muito rápido.”

Sobre onde quer chegar, Ganga, com o seu sotaque meio angolano meio norte-americano rapidamente afirma: “Há muitos jovens em Angola que precisam de exemplos e eu quero ser um desses exemplos.”

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES