PUB
Cabo Verde
📷: Christina / Unsplash

Cabo Verde e Angola líderes regionais em inovação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Cabo Verde e Angola continuam a subir nos rankings globais de inovação. Cabo Verde classificou-se no segundo lugar na lista de países com os melhores ecossistemas da África Ocidental e Angola conquistou a primeira posição da África Central.

A StartupBlink, centro de pesquisa e mapeamento internacional dos ecossistemas de startups, indica que em 2022 o país insular ficou ainda na posição 80 a nível mundial, uma subida de sete posições em relação a 2021.

Cabo Verde registou também Praia e Mindelo como as melhores cidades para impulsionar startups no país, sendo que classificaram-se também nas posições 606 e 1160 a nível global, respetivamente.

De acordo com a StartupBlink, “Cabo Verde é o local ideal para localizar startups de Software & Dados, Ecommerce & Retail e Marketing & Sales”. Os dados indicam que há pelo menos 23 startups registadas no setor de Software e Dados, sete de Ecommerce & Retail e cinco de Marketing & Sales.

As empresas indicadas como “notáveis” são iFome, PassiD e Silferbots.

Num comunicado do Governo de Cabo Verde enviado à redação da BANTUMEN, “além de programas de aumento da literacia digital e fomento do network, condições estruturais estão a ser criadas para o desenvolvimento do ecossistema digital em Cabo Verde, como, a facilitação do acesso ao crédito para jovens, com taxas de juro de 1,75% e garantias de até 80%, a finalização da construção do parque tecnológico em São Vicente e Santiago e, também, o reforço da conectividade, com o investimento no Cabo EllaLink, estando já em vista a preparação de um enquadramento legal para definir uma taxa social para a internet, para que o digital funcione como uma verdadeira ferramenta de escala social.

Na totalidade, a amostra aponta para a existência no país de 50 startups, uma aceleradora, três espaços de coworking e 12 organizações em Cabo Verde.

Angola no top 115 global

Neste 2022, Angola também está em destaque no ranking mundial, ao subir 18 lugares na tabela, ocupando a 97ª posição. A nível regional, o país ocupa o primeiro lugar, subindo uma posição em comparação com 2021. No ranking Médio Oriente & África, Angola está classificada como o 31.º melhor país para impulsionar startups.

Com as áreas de Software & Data, Fintech e Ecommerce & Retail listadas como as mais desenvolvidas dentro do mundo das startups, as empresas de maior destaque são T’Leva, Tupuca e Jobartis.

Pela primeira vez, o país conseguiu chegar ao top 115 global, revelando o momento positivo e de franco crescimento em comparação com os anos precedentes.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB