Procurar
Close this search box.

Cabo Verde lidera PALOP e tem um dos melhores ecossistemas de startups em África

10 Startups
10 Startups

Pelo terceiro ano consecutivo, Cabo Verde mantém a tendência crescente no ranking de países com melhores Ecossistemas Startups. Na sua edição de 2023, o Global Startup Ecosystem Index Report, da StartUpBlink, apresenta o arquipélago como um exemplo em África, particularmente na região da CEDEAO e nos PALOP.

O Global Startup Ecosystem Index é um relatório que analisa e avalia o ambiente das startups no mundo, classificando 100 países e mil cidades, fornecendo indicações sobre os ecossistemas empreendedores e destacando tendências, desafios e oportunidades relevantes.

O último documento, publicado na última semana de maio, mostra que Cabo Verde subiu dois lugares a nível mundial, passando a ocupar a posição 78.º, um ponto atrás do Gana.

A nível dos Países de Língua Oficial Portuguesa, Cabo Verde lidera, ocupando o primeiro lugar. Na região da CEDEAO, o país também se destaca, ocupando a terceira posição. Em África, Cabo Verde está no oitavo lugar.

A cidade da Praia segue igualmente esta tendência crescente do arquipélago. De entre mil cidades em todo o mundo, a capital cabo-verdiana subiu 18 posições, a nível global, passando a ocupar o quinto lugar na África Ocidental, o 18.º lugar em todo o continente africano, e a 590ª posição globalmente.

Esses números comprovam o sucesso do ecossistema de empreendedorismo tecnológico em Cabo Verde, acoplado às iniciativas políticas e ambições traçadas com foco na transformação Digital. Uma impressionante ascensão no ranking StartupBlink que comprova a dedicação, criatividade e entusiasmo dos talentosos empresários cabo-verdianos.

Ao promover um ecossistema que capacita startups e abraça a inovação, o Governo criou as condições ideais para crescimento e sucesso. É nesta linha que estão em construção, na cidade da Praia e no Mindelo, Parques Tecnológicos que irão ter um papel diferencial na solidificação deste ecossistema nacional, confiando que os próximos anos serão ainda melhor.

Com o reforço do cabo submarino EllaLink, Cabo Verde quer posicionar-se como um centro internacional fornecedor de serviços digitais. Uma porta de entrada para África Ocidental, aproveitando a posição geográfica, estabilidade política e conectividade digital internacional.

A meta é ter cabo-verdianos e africanos a celebrarem o seu talento em Cabo Verde, e apresentarem- se ao mundo como um ponto de partida para o crescente cenário tecnológico em África.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES