Procurar
Close this search box.

Campeonato do Mundo de Clubes de 2021 pode coincidir com CAN

AFCON Nações Africanas 2019 - EGIPTO

Em 2010, a FIFA decidiu conceder o Campeonato do Mundo de 2022 ao Catar, sem refletir por um segundo nas condições climáticas prevalecentes no Golfo Pérsico em junho e julho, quando a competição é tradicionalmente realizada.

A 24 de outubro, em Xangai, a organização formalizou a criação da nova fórmula da competição mundial de clubes, alargada para 24 equipas (contra sete atualmente), e que substituirá a Taça das Confederações, dedicada às seleções nacionais e que acontecia a cada quatro anos. A nova versão da Copa do Mundo será realizada a cada quatro anos, anos ímpares. O que significa que, a partir de 2021, este torneio será realizado no mesmo ano da Copa das Nações Africanas (CAN).

Become a Patron!

A FIFA ainda não anunciou as datas da edição de 2021, organizada na China, mas várias fontes dizem que durará 18 dias, poderá ser disputada entre meados de junho e meados de julho.

No entanto, desde que a Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu expandir o CAN para 24 seleções, o torneio, que geralmente era jogado no inverno, ocorreu no Egito sob sua nova fórmula de 21 de junho a 19 de julho. Obviamente, essa situação levanta muitas questões sobre a programação da CAN e desafia os jogadores de futebol africano.

É o caso de Sita Sangaré, presidente da Federação de Futebol do Burkina Faso (FBF): “Estou um pouco preocupado, mesmo que tenhamos que esperar para saber as datas finais da Copa do Mundo. FIFA e CAF terão de discutir sobre a programação da CAN. Parece óbvio que as duas competições não se sobrepõem. Parece concebível que a CAN seja alterada. Isso faz parte das suposições.” Uma reflexão partilhada por Constant Omari, presidente da Federação Congolesa de Futebol (Fecofa), vice-presidente da CAF e membro do Comité Executivo da FIFA: “Não há risco de os dois torneios competirem ao mesmo tempo. A FIFA fará propostas concretas rapidamente.”

Os sete membros africanos do Comité Executivo da CAF – o malgaxe Ahmad Ahmad, o egípcio Hany Abo Rida, a burundiana Lydia Nsekera, a congolesa Constant Omari, a tunisina Tarek Bouchamaoui, a guineense Tarek Bouchamaoui, a guineense Almamy Kabele Camara e o malawiano Walter Nyamilandu – votaram a favor dessa reforma do Campeonato do Mundo de Clubes. Para o francês Claude Le Roy, técnico do Togo, a CAF terá que se adaptar. Uma situação que lamenta: “Estou à espera de saber o resto, mas tudo isto é um pouco patético. A CAF precisa fazer o que a FIFA diz, porque o Campeonato do Mundo de Clubes gerará muita receita. E, como é o mais importante aos olhos de Gianni Infantino, presidente da FIFA, parece adquirido, se o Campeonato do Mundo de Clubes for disputada nas datas previstas, será necessário mudar o CAN de algumas semanas. ”

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES