Procurar
Close this search box.

“Cesária Évora” e “Um Mar de Conflitos” entre os livros sobre Cabo Verde a ler em 2021

O ano de 2020, apesar de ter sido sombrio, devido à pandemia de covid-19, deixou obras de interesse e que podem proporcionar boa dose de literatura em 2021, como Cesária Évora e Um Mar de Conflitos.

A seleção feita pelos responsáveis da Rosa de Porcelana Editora e o professor e reitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Wlodzimierz Szymaniak, que também participou na tradução da obra “Cesária Évora” abrange livros que apresentam reflexões sobre a vida, o presente, passado e futuro no tempo histórico, assim como o comportamento humano.

A obra Cesária Évora, de autoria de Elzbieta Sieradziñska, segundo Filinto Elísio, é uma biografia da Diva dos Pés Descalços que foi traduzido do polaco (original) para o português, pelo professor Wlodzimierz Szymaniak, com o apoio do professor Manuel Brito-Semedo, através de uma bolsa de tradução atribuída à Rosa de Porcelana Editora pela Direcção do Livro da Polónia.

Elżbieta Sieradzińska é romanista, tradutora de francês, bibliotecária, cantora, compositora e letrista que num determinado ponto da sua vida, conheceu Cesária Évora e a música de Cabo Verde e começou a fazer a tradução das canções desta para as edições polacas da Sony-BMG dos álbuns “Voz d’Amor” (2003) e “Rogamar” (2006).

“O livro Cesária Évora é uma das importantes biografias feitas sobre a diva maior da música cabo-verdiana, falecida em 2011. A sua leitura permitirá conhecer Cesária Évora além das luzes da ribalta, nos bastidores, no dia a dia e na intimidade, uma preciosa contribuição da crítica genética sobre esta grande artista”, disse Filinto Elísio.

Um outro livro para uma boa leitura em 2021, segundo o responsável da Rosa de Porcelana Editora, é “Um Mar de Conflitos – Marcellino Rezende Costa VS Manoel António Martins” de Daniel Pereira, autor de dez livros sobre a História de Cabo Verde e largas dezenas de artigos publicados em diversos jornais e revistas.

O livro apresenta uma ampla documentação que fora coligida por Marcelino Rezende Costa, Escrivão Deputado da Junta da Fazenda da Província de Cabo Verde de então, tendo como escopo servir de apoio probatório em sua defesa e, através dela, partir para uma série de acusações contra Manuel António Martins, figura incontornável da história do arquipélago cabo-verdiano, na primeira metade do século XIX.

“Este livro do historiador Daniel Pereira contribui para uma importante reconstituição do perfil dessa personagem histórica”, indica Filinto Elísio.

Consta ainda de livros a ler em 2021 o “Sol de Infância” de Carlota Barros, “Cabo-verdianas de Itália” de Clara Silva e Lurdes Jesus, “A Corda” de José Pedro Oliveira, “Para uma Educação Planetária” de Clara Silva.

Para o professor e reitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Wlodzimierz Szymaniak, além de “Cesária Évora” os cabo-verdianos deveriam também ler as obras de Germano Almeida, recomendando particularmente “O Fiel Defunto”.

A Rosa de Porcelana Editora pretende em 2021, lançar novos livros com o objectivo de chegar a 70 títulos, realizar a 4ª edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal e fazer extensão do FLMSal em Portugal, Itália e Brasil.

“Cesária Évora” é a 54ª publicação do catálogo da Rosa de Porcelana Editora que, neste ano de pandemia, publicou 10 títulos de autores cabo-verdianos, brasileiros, moçambicanos, portugueses e polacos.

Com esta edição a editora pretende fazer de 2021 um ano de homenagem a Cesária Évora, pois é nesse ano que assinala 80 anos do seu nascimento e 10 anos do seu falecimento, com lançamentos e momentos de lembrança, a começar no dia 17 de Janeiro, Dia de Santo Antão e de Ribeira Grande e no dia 22 no Mindelo (sua terra natal), por ocasião do Dia de São Vicente.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES