PUB
cesária Évora
Lusa

Festival Sol da Caparica vai homenagear Cesária Évora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

“Haverá este ano n’O Sol da Caparica e pela primeira vez em Portugal uma homenagem a Cesária Évora, um dos grandes tesouros da música de Cabo Verde, cuja memória merecerá atenção por parte de um conjunto especial de vozes: Lucibela, Lura, Nancy Vieira, Élida Almeida ou Teófilo Chantre darão voz aos maiores clássicos da Diva Descalça e traduzirão certamente a ‘Sôdade’ que todos sentimos”, refere a organização do festival, que decorre de 16 a 19 de agosto, na Costa da Caparica, no concelho de Almada, num comunicado divulgado.

Cesária Évora, também conhecida por ‘Cize’ e ‘Miss Perfumado’, é considerada localmente como o “expoente máximo” da música cabo-verdiana e morreu a 17 de dezembro de 2011, aos 70 anos, no hospital Baptista de Sousa, na sua terra natal, Mindelo.

Ao longo da carreira, além das inúmeras digressões e atuações em televisões, gravou 24 álbuns, um DVD, “Live in Paris”, e registou dezenas de colaborações em discos.

O “símbolo maior” de Cabo Verde será evocado no espetáculo em O Sol da Caparica “repleto de grandes emoções, grandes vozes, grandes músicos e claro, canções eternas que conquistaram um justo lugar na memória de todo”.

Este ano o festival terá um cartaz que vai “da Soul ao Fado, do Rock ao Pop e ao Hip-Hop”.

Além da homenagem a Cesária Évora, o cartaz inclui artistas e bandas como Amor Electro, Ana Bacalhau, VIA, Djodje, UHF, Peste & Sida, Paus, Virgul, GNR, Sara Tavares, Carminho, Jimmy P, Moullinex, Carolina Deslandes, Calema, Expensive Soul, Filipe Catto, Frankie Chavez, Anselmo Ralph e Miguel Araújo, entre outros.

A edição de 2017 de O Sol da Caparica decorreu de 10 a 13 de agosto, no parque urbano da Costa de Caparica, e, de acordo com a organização, teve cerca de 65 mil espectadores.

Do cartaz fizeram parte nomes como Mariza, Bonga, Mafalda Veiga, Xutos & Pontapés, Carlos do Carmo, António Zambujo, Trovante, Matias Damásio, Sean Riley & The Slowriders, Samuel Úria e Luís Represas.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB