Procurar
Close this search box.

Cientistas descobrem como carregar telemóvel com panela ao lume

Engenheiros da universidade do Utah, nos EUA, descobriram uma nova forma de criar energia barata e amiga do ambiente, combinando cálcio, cobalto e térbio. A descoberta vai permitir usar jóias para gerar eletricidade a partir do calor corporal ou carregar um telemóvel utilizando o calor gerado por uma panela ao lume.

Este processo termoelétrico, que usa ar quente e ar frio, acontece quando a diferença de temperaturas num material gera corrente elétrica. Basta haver um grau de diferença para as partículas com carga elétrica viajarem do lado quente para o lado frio.

“Não há químicos tóxicos no processo”, afirmou o primeiro autor do estudo publicado, esta segunda-feira, na revista Scientific Reports, Shrikant Saini.

Esta tecnologia pode ser aplicada a jóias que usam o calor do corpo para alimentar sensores como monitores de glucose ou cardíacos, a panelas capazes de carregar dispositivos móveis, ou a carros, utilizando o calor do motor.

Os autores da descoberta afirmam ainda que poderia ser usada para tornar as centrais elétricas mais eficazes, reaproveitando o calor que produzem em conjunto com o ar frio do ambiente, além de ser bastante útil para regiões onde há falta de electricidade e o calor é a única fonte de energia.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES