Com a apresentação da professora, investigadora e ensaísta Inocência Mata, a autora Conceição Lima vai apresentar a sua nova obra literária já no dia 2 de março, às 18h30, na Livraria Buchholz (Lisboa).
O livro, publicado pela Caminho, é uma compilação de crónicas sobre São Tomé e Príncipe, que “foram transcorrendo ao longo dos dias, ao longo de anos, ao longo dos tempos de ofício de jornalista. Umas acionadas por factos, considerados, por uma ou outra razão, relevantes e dignos de registo, outras filhas apenas de reflexões íntimas, subterrâneas congeminações, (in)frutíferas meditações, fundas palpitações”, lemos na sinopse.
Entre essas crónicas, o leitor é também convidado a ler o “texto curatorial da VII Bienal de São Tomé e Príncipe foi acoplado, na presunção de que não ficaria muito deslocado do espírito de certas crónicas”.
Conceição Lima nasceu em Santana, na ilha de São Tomé, em 1961. Estudou jornalismo em Portugal. Em São Tomé e Príncipe trabalhou e exerceu cargos de direcção na rádio, televisão e na imprensa escrita. É licenciada em Estudos Afro-Portugueses e Brasileiros pelo King’s College de Londres e mestre em Estudos Africanos, com especialização em Governos e Políticas em África, pela School of Oriental and African Studies (SOAS), de Londres. Foi durante vários anos jornalista e produtora dos Serviços de Língua Portuguesa da BBC. Presentemente é jornalista da TVS, Televisão São-Tomense. Tem poemas dispersos em jornais, revistas e antologias de vários países.
Além de Manual de Teoria da Tradução; Dupla Tradução do Outro Cultural em Luandino Vieira; com a editora Caminho, Conceição Lima publicou O Útero da Casa, A Dolorosa Raiz do Micondó e O Pais de Akendenguê.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.