A História do Congo vai ser retratada em Lisboa, no Teatro São Lui, de 28 a 29 de Outubro, através da peça “Festival des Mensonges”, encenada e coreografada por Faustin Linyekula.
Inspirado na tradição popular e nas palavras do escritor chileno Luis Sepúlveda, o concgolês Faustin Linyekula recorda as reuniões noturnas de camponeses na Patagónia contando histórias, sempre mentiras, e em que a mais inverosímil saía vencedora. O espetáculo convida-nos a ouvir pequenas histórias do quotidiano mas também a grande história de um país, reescrita vezes sem conta e que já foi República Democrática do Congo, Zaire, Congo belga, Estado Independente do Congo, como se fosse possível renascer uma nação com a mudança de nome.
Faustin Linyekula é o Artista na Cidade Lisboa 2016, e regressa à capital portuguesa com um tema forte do seu corpo de trabalho, onde a guerra está bem presente nas suas palavras: “reescrita vezes sem conta ao sabor dos nomes e dos reinos (…) como se se apostasse num futuro melhor”.
De 28 a 29de Outubro, a partir das 19h, o espectáculo tem um custo de entrada de 12 euros.