A indústria sportswear é das que mais cresce no mundo, com os sneakers a ganharem todos os dias um aumento significativo na sua popularidade.
Por de trás desta indústria, surgem os fornecedores e, entre eles, há a Shenzhou Internacional, cujo actual presidente é Ma Jianrong, um dos maiores exportadores de tecidos e vestuário da China.
Um ex-trabalhador da empresa garante que Ma tem actualmente cerca de 4,3 mil milhões de dólares.
Ao longo dos anos, a Shenzhou transformou-se em silêncio na maior fabricante de malhas integrada do mundo, de onde saem os Flyknit, Primeknit, evoKnit, etc.
Hoje, a empresa é responsável por percentagens significativas de roupas de grandes marcas como: 12% da Nike, 12% da adidas, 14% da Uniqlo e 30% da Puma.
Em Setembro, Citibank previu que esses números vão aumentar de três a cinco por cento em 2020. As vendas nos primeiros seis meses do ano aumentara um quarto, o que ultrapassou os mil milhões de dólares. Com tal negócio estável, as acções da Shenzhou cresceram mais de 40% só no ano passado.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.