Uma semana depois de ter lançado um comunicado em que erradicava o “high-five”, além de outras medidas de prevenção, a NBA informou nesta quarta-feira que suspendeu por tempo indeterminado a temporada 2019/2020.
A decisão foi tomada depois do jogador francês Rudy Gobert, dos Utah Jazz, de 27 anos, ter testado positivo ao COVID-19.
De sublinhar que, numa conferência de imprensa há alguns dias, Rudy tocou em todos os microfones para “protestar” contra a histeria à volta do Coronavírus. Ironicamente, Rudy é agora o primeiro caso da doença detetado na NBA.
Uncharted territory now. pic.twitter.com/Z1giDdjM36
— Steve Aschburner (@AschNBA) March 12, 2020
A NBA recomendou que os jogadores de todos as equipas que defrontaram os Jazz nos últimos dez dias como Cavalaries, Knicks, Celtics, Pistons e Raptors, fiquem em quarenta.
No outro lado do Oceano Atlântico, em Itália, o jogador da Juventus Daniele Rugani, de 24 anos, foi diagnosticado também com o COVID-19, apesar de não apresentar sintomas. Dizem os especialistas que “pessoas em tal estado (assintomático) podem transmitir a doença, mas o potencial de contágio é baixo”.
A Juventus usou também as redes sociais para comunicar o sucedido e ativou todos os protocolos de isolamento estipulados pelo governo, incluindo a contagem de pessoas que possam ter tido contacto com o defesa de Turim.
O jogador de futebol Daniele Rugani testou positivo para Coronavirus-COVID-19.
— JuventusFC (@juventusfcpt) March 11, 2020
A Juventus Football Club está realizando todos os procedimentos de isolamento exigidos por lei, incluindo aqueles que tiveram contato com ele. pic.twitter.com/TzpsHwYP5n
Pelo mundo, até ao momento, já foram registados 4.500 mortos e o número de infetados tem aumentado com o passar dos dias.
No continente africano, os especialistas ainda não sabem a razão de terem sido registados tão poucos casos, apesar da China – onde o vírus teve origem– ser o principal parceiro comercial do continente.
Embora o número oficial de casos no Egito tenha aumentado de dois para 59 no fim de semana, incluindo 33 pessoas que estavam num cruzeiro pelo Nilo, o número de casos permanece baixo.
Na manhã de terça-feira, havia apenas 95 casos oficiais no continente. Togo e Camarões relataram os seus primeiros casos no fim de semana. A disseminação da doença em África é preocupante por causa da fragilidade do sistema de saúde.
Bruno Dinis
Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.