CPLP e Cartas com Ciência celebram “Mulheres e Meninas na Ciência”

ciência, cientista

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Cartas com Ciência promovem a conferência “Mulheres e Meninas na Ciência” para celebrar a importância do acesso pleno e igualitário e à participação na ciência, tecnologia e inovação das mulheres e meninas de todas as idades, no mês em que se celebra o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O evento decorrerá no dia 28 de fevereiro de 2023, às 14h00 (horário de Bissau/Lisboa/São Tomé), em formato híbrido, a partir do Auditório da sede da CPLP.

Na sessão de abertura do evento, vai participar uma alta representante de Angola, enquanto Presidência em exercício da CPLP, o Secretário Executivo da CPLP e uma representante da Cartas com Ciência. A conferência conta com três painéis e intervenções de mais 10 mulheres oradoras, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Os painéis focam-se nos temas “Meninas na Ciência”, “Mulheres na Ciência” e “Mulheres e Meninas – Desafios na Ciência e no Mundo”.

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi declarado, em 2015, pela Assembleia Geral das Nações Unidas e é, desde então, comemorado anualmente a 11 de fevereiro, para dar visibilidade à importância do acesso pleno e igualitário e à participação na ciência, tecnologia e inovação das mulheres e meninas de todas as idades.

Esta proposta, que envolve numa parceria a CPLP e a Cartas com Ciência, enquadra-se no âmbito da operacionalização do “Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP (2022-2026) e respetivo Plano de Ação (2022-2023), aprovados pela IX Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, realizada a 19 de janeiro de 2022, em Luanda.

O registo no evento pode ser efetuado aqui e o programa está disponível no site oficial da Cartas com Ciência.

Com a missão de que cada estudante encontre o seu valor no conhecimento, na educação e na ciência, a Cartas com Ciência cria espaços de diálogo entre cientistas e estudantes através de conversas personalizadas e duradouras por carta, em língua portuguesa. Já participaram mais de 500 estudantes de mais de 19 turmas em 8 países. Com uma comunidade de mais de 700 cientistas, a Cartas com Ciência conta com uma equipa internacional de 50 pessoas voluntárias que se movem para que cada estudante que participa sinta que a ciência pode ser para si.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES