Dentro e fora de Cabo Verde, o rap crioulo tem conquistado cada vez mais espaço no hip hop lusófono. Se antes, dropar em crioulo sempre foi visto como uma barreira à ascensão, os números de visualizações no YouTube e de seguidores nas redes sociais provam agora o contrário.
A maioria destes rappers são filhos de emigrantes que, nos anos 1970 e 1980, saíram de cabo Verde à procura de um futuro onde o sacrifico não fosse a marca registada das suas vidas.
Porém, muitas vezes, a única opção viável foi acabarem confinados a bairros de lata ou sociais, entre o desemprego, a descriminação e os seus filhos marcados pela ausência de modelos em que se pudessem espelhar. Nas lyrics destes músicos ouvimos o retrato fiel das experiências de vida de grande parte dos jovens africanos nascidos ou criados na Europa, sobretudo entre 1980 e 1990.
Num predominante trap duro das ruas – que está a voltar a ganhar vida, principalmente na linha de Sintra -, a BANTUMEN fez uma lista de 13 nomes do hip hop crioulo que deverias conhecer e que, apesar da notável qualidade e quantidade de produção, ainda não conseguiu chegar ao mainstream.
Se até agora o rap crioulo sempre foi estigmatizado e limitado aos bairros onde era “cozinhado”, imaginem o rap crioulo feito por mulheres. Entre estes 13 artistas destacamos Juana Na Rap e G Fema, duas MC’s que estão a demarcar-se ousadamente das demais que tentam sobreviver no meio.
Linha de Sintra, Praia e Cruz Vermelha são só algumas das geografias onde o crioulo vinga nas rimas e batidas das ruas e que, consequentemente, se deixa alastrar quer em Portugal quer nos países onde a presença de descendentes dos PALOP é de peso.
Loreta
Label: Kutelo Black Attack (KBA)
Zona: Mira Sintra – Sintra – Portugal
Mota Jr
Label: BDX Records
Zona: Baixada – São Marcos – Sintra – Portugal
Landim
Label: Ksdrama1nation
Zona: Mem-Martins – Sintra – Portugal
https://www.youtube.com/watch?v=rhBO-cQ0E8k
Hélio Batalha
Label: Imaginason
Zona: Ponta d’Água – Praia – Cabo Verde
Ne Jah
Label: FdiB
Zona: Seixal – Setúbal – Portugal
Katanga
Label: Ghettosupastars
Zona: Cruz Vermelha – Cascais – Portugal
Apollo G
Label: Ghettosupastars
Zona: Cruz Vermelha – Cascais – Portugal
G Fema
Label: Gangbang Records
Zona: Chelas – Lisboa – Portugal
Baby Dog
Label: Más Ki Ás
Zona: 6 de Maio – Amadora – Portugal
Vado
Label: Más Ki Ás ClanFuz
Zona: Damaia – Amadora – Portugal
Puto G
Label: Kova M
Zona: Cova da Moura – Amadora – Portugal
Kapa GDR
Label: GDR Souljas
Zona: Bairro Santa Filomena – Amadora – Portugal
Juana Na Rap
Label: GAF
Zona: Monte da Caparica – Almada – Portugal
Vanessa Sanches
Escrevo aqui e ali. Gosto de estórias que marcam histórias. Sou de Portugal, com veia cabo-verdiana, dois pés em Angola e coração em França. Africanidade, estilos de vida e música são os temas que me prendem a atenção, mas gosto de me distrair com politiquices e bizarrices.