O Sistema, exposição individual do artista angolano Cristiano Mangovo está patente na galeria de arte .insofar, até ao dia 30 de abril.
A exposição é composta por uma seleção de pinturas que abordam questões sócio-políticas complexas, tais como as hierarquias, as mentalidades de divisão e oposição profundamente enraizadas e difundidas, os conflitos de interesses ou o exercício do poder, a sua conquista e preservação a todo o custo.
Ecoando uma expressão comum em Angola, o título da exposição – O Sistema – impregna o conjunto das obras de Mangovo com um ligeiro toque de filosofia política. Esta referência à expressão popular e largamente utilizada – até noutras geografias – para qualificar algo que seja disfuncional, ineficiente, fraudulento, inadequado ou injusto destaca o questionamento sobre a natureza ardilosa e intangível do “sistema” que assombra as obras de grandes dimensões.
Sem pretender mostrar a natureza profunda de um tal sistema de poder, cujo magnetismo e dinâmica são capazes de corroer qualquer espírito elevado, a exposição, sob a curadoria da canadiana Katherine Sirois, propõe-se questionar e estimular a reflexão sobre o imperialismo, as rivalidades e os jogos de poder entre indivíduos, tribos, regiões, países, géneros ou mesmo entre Estados e as suas populações.
De recordar que, Mangovo no mês de dezembro esteve em Paris para expor pela primeira vez naquela cidade. O artista levou até à galeria Afikaris a exposição “Humano e a Natureza”. Atualmente, o artista tem as suas obras em exposição no pavilhão de Angola, na Expo Dubai.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.