PUB
Eric Daro | DR
Eric Daro | DR

Daro acaba de lançar nova obra prima, o álbum “Papia”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O cantor guineense Daro acaba de lançar o seu novo álbum. Papia, disponível nas diferentes plataformas digitais a partir desta quinta-feira, 8, é uma homenagem à mulher e uma reflexão sobre a condição feminina em todo o mundo, com destaque para o continente africano.

Com dez faixas, o álbum ganhou também o seu primeiro videoclipe, da faixa “Ka bu Tchora”, e o dance video de “Badja” feat Iva & Iche, disponíveis através do canal GABUSTAR, no YouTube.

“O presente álbum é uma homenagem à mulher, à condição feminina em todo mundo, com destaque para o continente africano. Com as 10 faixas, retrata aspetos da união, de formas de celebração em que se estabelece vínculos, relações sociais de demonstração de sentimentos, passando pelo incentivo à liberdade emocional e de pensamento, fala de ousadia, atrevimento, da sensualidade, transitando pelas questões do poder com base na construção e afirmação das identidades produtoras de autoconfiança, valorizando a Mulher Africana enquanto protagonista da sua história”, explica o artista através de um comunicado de imprensa.

Papia convoca as regências e reconhecimento às algumas referências dessa luta feminina, através de nomes como Josina Machel, Antonieta de Barros, Rainha Okinka Pampa, Cesária Évora, Rainha Nzinga Mbandi e Alda Espírito Santo, numa celebração através do Gumbé (estilo musical guineense) cantado em Kriol e português. Com a influência de outros ritmos africanos contemporâneos, o projeto conta ainda com a participação de músicos com Manecas Costa, a dupla Iva & Ichi e Miguelinho N’simba.

A produção e gravação do álbum foram feitas nos estúdios GABUSTAR de Bissau e Lisboa, com produção de DarOnTheBeat, colaboração e arranjos de Diima, Samo One Beat, Young Max, Mandjaco, Zimous David e Mia. A mistura e masterização foram feitos no J Studio, na capital portuguesa.

Daro é cantor, compositor e beatmaker, tendo lançado o seu primeiro projeto musical em 2015. Hoje, conta com dois álbuns e vários singles no mercado. Foi Artista Revelação e já venceu os prémios Melhor Voz Masculina, Música Mais Rodada na Guiné-Bissau e liderou top 10 da RDP África com o single “African Woman”.

Dos vários concertos que já deu, o com maior destaque foi em Bissau, no estádio 24 de Setembro, em 2019, para mais de 60 mil pessoas.

Quanto à produção, Daro já criou para nomes como Américo Gomes, Binhan Quimor, e é o autor e compositor da música “Homis di Gossi” na voz de Eneida Marta.

Além da área da música, Daro está também envolvido e investido na educação infanto-juvenil, com o lançamento do projeto músico-pedagógico Ragui&Bagui.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB