Acabou de desaparecer um dos portais de pesquisa e indexação de ficheiros: o Torrentz.eu.
Mais de 13 anos depois, o bastião dos downloads ilegais deu por encerrado o seu site, que foi derrotado num longo e incansável jogo contra a pirataria informática.
O produtor de torrents KickassTorrents também foi forçado a encerrar o seu website no passado mês de Julho, relembramos.
No entanto, o Kickass produzia efectivamente os ficheiros torrent, ao passo que o Torrentz somente os agregava e distribuía. Mas tanto um como o outro site estavam envolvidos em actividades ilícitas, pelo que chegou agora da parte das autoridades competentes a ordem de encerramento para o projecto, que estava activo há mais de 13 anos.
De acordo com as informações de vários websites internacionais, as razões do encerramento são ainda desconhecidas, mas acaba por não ser complicado “adivinhar” quais foram, dada a actividade a que o site se dedicava.
Os governos, nomeadamente o norte-americano, têm demonstrado um compromisso resoluto no combate à pirataria online e os websites de downloads ilegais estão no topo da lista das autoridades cibernéticas.
Os utilizadores do Torrentz podem manter a esperança, contudo, considerando que quando um destes websites é desativado, outros dois surgem para dar continuidade à sua “missão”, por assim dizer.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.