Procurar
Close this search box.

Deltino Guerreiro quer curar a alienação cultural em Moçambique, com “Rokotxi”

Deltino Guerreiro
Deltino Guerreiro © DR

O cantor moçambicano Deltino Guerreiro lança nesta sexta-feira (28), na Fundação Fernando Leite Couto, em Maputo, o seu segundo álbum de estúdio.

Rokotxi é um nome de uma planta, na língua Makhuwa (emakhuwa) falada no norte de Moçambique, mais concretamente em Cabo Delgado, com múltiplas funções de cura e, normalmente, utilizada para curar ou aliviar dores no corpo.

Ao abrigo deste significado, o objetivo é “remeter as pessoas para a necessidade de nos curarmos da alienação cultural que vai matando a identidade cultural do nosso povo e do nosso país, tanto quanto a falta de valorização da criação cultural nacional”, lê-se na nota que apresenta o álbum, publicado pelo autor nas redes sociais.

O álbum é um encontro com mensagens de amor, esperança, fé e força para as lutas diárias e futuras.

O lançamento acontece nesta sexta-feira, na Fundação Fernando Leite Couto, a partir das 10 horas e, após a sessão de venda e autógrafos, seguir-se-á uma sessão de escuta ao vivo das faixas que compõem o álbum.

A promoção contou com o lançamento da música que dá nome ao álbum, fruto de um dueto com Assa Matusse, e de “Didn’t Do” e “Com amor se paga”, ao lado do rapper Azagaia. As faixas foram disponibilizadas com os respectivos videoclipes.

Nascido em Montepuez, norte de Moçambique, a sonoridade Deltino Guerreiro é um cruzamento de influências, resultante das suas experiências de viagem de norte a sul do país, adicionando ao soul e r&b a tradição musical do norte. A composição é marcada por um traço de conscientização através do português, inglês e macua.

Deltino lançou-se ao mundo discográfico em 2016, com Eparaka, composto por dez faixas de onde se extrai o êxito “Sonho”. no seu palmarés conta com os prémios Artista Revelação e Melhor Voz do Ngoma Moçambique (2015-16).

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES