Procurar
Close this search box.

Por que deves deixar de comer fritos

Com toda a certeza, já estás fardo e ouvir falar que comer fritos faz mal à saúde. Seja a nível cardiovascular, resistência à insulina, além de outros malefícios, estas são razões mais do que suficientes para evitares esse tipo de confecção alimentar.

Ora observa estas cinco razões:

Podem provocar diabetes. Segundo Cyntia, o consumo de alimentos fritos leva à resistência à insulina, hormona que controla as taxas de glicose no sangue. “A resistência à insulina é quando a insulina que circula no sangue não exerce a sua actividade de forma plena. As principais consequências são cansaço, mal-estar, dores de cabeça, falta de energia e, em alguns casos, o desenvolvimento do diabetes”, afirma.

Aumenta o risco doenças cardiovasculares. De acordo com a nutricionista, quando os óleos utilizados para fritar alimentos são submetidos a alta temperatura as suas características químicas alteram-se, transformando-os em gorduras saturadas que, muitas vezes, se acumulam nos vasos sanguíneos e entopem as artérias. “Essa acumulação impede a passagem do sangue para o coração, o que pode provocar um enfarte ou um AVC (Acidente Vascular Cerebral), caso o sangue fique impedido de chegar ao cérebro”, explica.

Fritos são inimigos de uma alimentação com baixo valor calórico. Para quem deseja emagrecer, excluir os fritos do menu é o primeiro passo. “Além dos malefícios para a saúde, a acumulação de gordura abdominal e o aumento de peso são consequências de seguir um menu que dá prioridade à ingestão de opções fritas”, destaca Cyntia.

Provoca a perda de nutrientes nos alimentos. A consultora da Superbom ressalta que, quando um alimento é colocado em óleo, seja ele vegetal ou animal, a uma alta temperatura, ele desidrata-se e perde nutrientes, principalmente substâncias antioxidantes como as vitaminas. “Por isso, além de mais calóricos, os alimentos fritos são menos nutritivos”.

Contribuem para o envelhecimento. O consumo em excesso de gordura saturada, presente nos fritos, é um fator que contribui para o aumento da produção de radicais livres no nosso organismo. “O grande problema é que a libertação excessiva de radicais livres causa um fenómeno conhecido como stresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento”, conclui a especialista.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES