PUB
Djam Neguin | Lelvy Resolvi Photos
Djam Neguin | Lelvy Resolvi Photos

Djam Neguin carrega Cabo-Verde em Festivais Internacionais de Dança

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Ainda em digressão em Portugal como intérprete do espetáculo Pantera, de Clara Andermatt e João Lucas, (com participação especial de Mayra Andrade), o cantor e dançarino cabo-verdiano Djam Neguin vai participar em dois festivais internacionais no mês de abril.

Djam é um dos quatro artistas que vai integrar o DDD Guest desta edição do Festival Dias de Dança, o maior festival de dança contemporânea de Portugal, que acontece na cidade do Porto de 19 de abril a 1 de maio de 2022.

Convidado pela curadoria do festival, Djam irá estar em residência criativa no Campus Paulo Cunha e Silva Silva durante todo o festival, e terá acesso ainda a um extenso programa de workshops e espetáculos, ao lado dos maiores nomes da dança contemporânea da atualidade, como Meg Stuart, Boris Charmatz, Bruno Beltrão, entre outros.

Nesta efeméride, o artista cabo-verdiano estará em início de processo de criação do seu mais novo solo de dança, designado de “Na-Ná”, que tem como inspiração temática o Funaná. Este projecto foi agraciado com a bolsa de apoio à Mobilidade de Artistas atribuída no âmbito do programa PROCULTURA, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto foi também um dos contemplados pelo apoio de incentivo às artes e espetáculos do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo-Verde.

De igual modo, Djam é o convidado caboverdiano do primeiro festival internacional de dança contemporânea de São Tomé e Principe – OXÉ! O XÊ – Festa da Dança Contemporânea 2022.

O festival é organizado pela RaizArte, com a colaboração do Centro Cultural Português em São Tomé e Príncipe, e com o apoio da CACAU (Casa das Artes Criação Ambiente Utopias). Este evento vai acontecer entre os dias 21 a 29 de abril, na capital de São Tomé e Príncipe. O festival surge como uma forma de celebrar o dia internacional da dança, 29 de abril e contribuir para a diversidade da agenda cultural do país, através da promoção da dança contemporânea. O evento conta com a apresentação de espetáculos de artistas nacionais e estrangeiros, ciclos de conversa entre os jovens fazedores da dança nos PALOP.

Para 2022, Djam Neguin reserva ainda muitas novidades sobretudo na área de música, ja que prepara o lançamento do segundo single do seu EP Autofagias para o mês de maio e a participação em festivais e eventos internacionais, a anunciar em breve.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Djamila Ribeiro

18,90 

PUB