A revista Time revelou esta quarta-feira a sua selecção para Personalidade do Ano e a surpresa não foi para menos. Donald Trump, a controvérsia em pessoa, foi o escolhido. É claro que as reações já se fazem ouvir e as teorias da conspiração são mais que muitas.
A capa da revista mostra o eleito Presidente dos Estados Unidos sentado numa cadeira, virado de perfil para a câmara. No canal que actualmente mais voz dá ao público, as redes sociais, surgem teorias de que a Time quis comparar Trump a Hitler.
Em 1938, a revista também nomeou o líder nazi a Homem do Ano, cuja capa de Janeiro do ano seguinte apresentava uma imagem bizarra do líder de costas a manietar um género de orgão em que por cima estão corpos pendurados – o que se traduziu numa critica ao regime – e a edição de Abril de 1941 revelava Hitler numa posição semelhante à de Trump.
Hmm… pic.twitter.com/vVQMg7Na4U
— David Weiner (@daweiner) 7 de dezembro de 2016
Outra curiosidade na capa, é que o M de Time ficou posicionado por cima da cabeça de Donald Trump, criando a ilusão de uns cornos do diabo, segundo algumas “más línguas”.
He’s also got devil horns. pic.twitter.com/RdzOAPtw5z
— Sam Ashurst (@samashurst) 7 de dezembro de 2016
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.