PUB
Burna Boy | DR
Burna Boy | DR

É desta que Burna Boy ganha um Grammy Award?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

As indicações para os Grammy Awards 2021 foram anunciadas no final de novembro, e o superstar da Nigéria, que responde pelo nome Damini Ogulu, foi indicado na categoria de Melhor Álbum de Música Global, pelo segundo ano consecutivo.

Na lista de nomeações para a 63ª edição do evento, Burna Boy foi indicado com o novo álbum Twice As Tall. O cantor de 29 anos foi indicado ao lado de nomes como Antibalas (Fu Chronicles), Bebel Gilberto (Agora), Anoushka Shankar (Love Letters) e Tinariwen (Amadjar).

Antibalas é uma banda americana de afrobeat inspirada na banda Africa 70 de Fela Kuti, enquanto Bebel Gilberto é uma cantora, compositora e produtora norte-americana, de ascendência portuguesa e brasileira. Anoushka Shankar é citarista (a cítara é um instrumento de cordas utilizada sobretudo na música tradicional de países onde se fala alemão e do Leste Europeu) e compositora britânica de origem indiana, enquanto Tinariwen é um grupo de músicos tuaregues do norte do Mali, da região do deserto do Saara.

Acredita-se que Bebel Gilberto com o álbum Agora e Anoushka Shankar com Love Letters sejam os adversários que Burna deve temer. Em 2019, African Giant da estrela nigeriana foi indicado na mesma categoria para o Grammy de 2020, mas perdeu para Angelique Kidjo.

Essa nomeação, em novembro de 2019, ofereceu um momento de grande euforia na Nigéria, e um pouco por todo o mundo onde existem fãs do cantor, mas só este ano é que o artista poderá eventualmente levar o tão esperado prémio para casa.

Se Burna Boy vencer, tornará-se-à o segundo nigeriano a vencer a estatueta, depois de Sikiru Adepoju, com o álbum Planet Drum há mais de dez anos.

O álbum candidato, Twice As Tall, contém 15 faixas e ecoa principalmente em mercados como o da Nigéria, África do Sul, Jamaica e Estados Unidos. No projeto encontramos participações de relevo da indústria da música internacional, nomeadamente o senegalês Youssou N’Dour, o grupo norte-americano Naughty By Nature, o vocalista dos Coldplay Chris Martin, a banda Keniana, Sauti Sol, e o rapper britânico com origens no Gana Stormzy.

O que Twice As Tall tem de interessante?

No álbum, Burna viaja por terrenos sócio-conscientes, insistindo na fracassada agenda afro-política, no subdesenvolvimento do continente, pobreza, imperialismo ocidental, entre outros problemas sociais africanos.

Ao desvendar o álbum, Burna Boy reconheceu que o projeto é uma extensão da sua agenda pan-africana do álbum African Giant.

Após o lançamento, o álbum chegou a número um na Apple Music, tendo mais de cinco milhões de streams em apenas uma hora depois de sair e ainda foi número um em 31 países, como Nigéria, Reino Unido, África do Sul, Gana, Botswana, Gâmbia, Quénia, Namíbia, Zimbábue, Uganda, Guiné-Bissau, Moçambique, entre outros.

A 63ª edição dos Grammy Awards será realizada a 31 de janeiro de 2021, no Staples Center em Los Angeles. Neste evento são reconhecidas as melhores gravações, composições e artistas entre 1 de setembro de 2019 a 31 de agosto de 2020.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Véronique Tadjo

8,00 

PUB