Edsong é um rapper são-tomense cujas peripécias da vida levaram-no a fixar-se em terras de sua majestade Isabel II e por lá vai dando seguimento à sua promissora jornada artística. Com três lançamentos de originais a solo, Edsong é cantor, compositor, produtor musical e manager, funções que vai desempenhando na sua produtora Trap Recordz.
Nascido Edson Ramos de Sousa Afonso, aos 11 anos, empurrado pela precariedade em São Tomé e Príncipe na altura, teve que imigrar com a família para Portugal. Instalados no Vale da Amoreira, Setúbal, foi ali que começou a dar os primeiros passos na aventura musical. Depois, sempre com um melhor futuro no horizonte, voltou a mudar-se. Desta vez para o Reino Unido, onde deu continuidade à carreira.
Nos primeiros meses deste ano, o rapper fez chegar às plataformas de streaming o álbum Kuadana Vol.3. Com 15 faixas, o álbum sucede a outros dois volumes da saga Kuadana, lançados entre 2016 e 2021.
Via Zoom, conversámos com Edsong, que explicou como a sua emocionante e sofrida jornada começou, debruçou-se sobre a razão de ter-se mudado de Portugal para o Reino Unido, bem como sobre as suas atuações ainda em Portugal. Foi nessa época que deixou-se deslumbrar pela vida de artista e decidiu que não iria parar de trabalhar até poder viver da sua arte.
Obstinado nato, Edsong não se deixa acomodar e mantém-se sempre de mente aberta para reconhecer o que deve aperfeiçoar.
Para o futuro, que navega ainda na incerteza, Edsong estabeleceu como meta gravar um álbum por ano e continuar a cimentar o nome da sua produtora.
Ouve a conversa completa com o artista, em formato podcast no Spotify, SoundCloud, Apple Podcast, Amazon Podcast e em vídeo no Instagram da BANTUMEN. TikTok e YouTube.
Mauro Aghuas
Pai de 3 | Linux entusiasta | Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola
E-mail: [email protected]