Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
A cidade da Amadora vai receber, entre os dias 16 e 18 de maio, o festival “A Cidade que Queremos”, um evento gratuito que junta cultura, ambiente e justiça social para pensar o futuro das cidades. O festival decorre em dois locais centrais do município, a Associação Cultural Moinho da Juventude, na Cova da Moura, e o Auditório de Alfornelos – Teatro Passagem de Níve, e propõe três dias de espetáculos, debates, workshops e música, com participação de artistas, cientistas e ativistas de diferentes contextos.
Promovido pela associação Alecrim – Arte e Ativismo Climático, o evento pretende colocar questões urgentes sobre a transição climática e a equidade social nas cidades, convidando a comunidade a imaginar soluções inclusivas. “Podemos imaginar uma cidade de futuro que sirva ao planeta sem deixar ninguém para trás? Como é a cidade que temos? E como seria a cidade que queremos?”, questiona a organização.
A programação arranca na sexta-feira, 16 de maio, às 19h, na Cova da Moura, com stand up comedy de Mauro Hermínio, seguido da performance do grupo de batuque Finka Pé.
No sábado, o destaque vai para o workshop de escrita criativa “Imaginar outra cidade”, orientado pela escritora Gisela Casimiro e pela cientista Vera Ferreira, às 15h. Às 19h, o teatro sobe ao palco do Auditório de Alfornelos com a peça “Hotel Chronos”, da estrutura de criação Rafeira, e a noite termina com o concerto de Catarina Branco, às 21h, no Moinho da Juventude.
https://www.instagram.com/p/DIMe11osee2/?img_index=1
O domingo, 18 de maio, dia de eleições europeias, começa com as crianças. Às 10h, realiza-se o workshop de teatro “Hoje sou o Presidente da Câmara”, com a atriz Letícia Sá Pinheiro e a ativista Mourana Monteiro. A tarde encerra com o debate “A Cidade que Queremos: práticas sustentáveis e novas possibilidades urbanas”, às 16h, com a participação de Jakilson Ramos Pereira (presidente do Moinho da Juventude) e da investigadora e comentadora Ana Drago.
Todas as atividades são gratuitas, mas os workshops requerem inscrição prévia através deste link. Já os bilhetes para a peça “Hotel Chronos” devem ser solicitados por email para festivalalecrim1.0@gmail.com.
O festival conta com o apoio do fundo NoPlanetB, da Fundação AMI, e do programa DEAR da União Europeia.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja