Anderking celebra a mulher cabo-verdiana com "Dama Di Praia" ao lado de Márcia Cruz

April 22, 2025

Partilhar

Depois de pôr Bissau a cantar “Dama di Pilum”, Anderking está de volta com mais um tributo às mulheres que moldam o tecido social e cultural das suas geografias. “Dama di Praia” é o novo single do rapper guineense, desta vez com a doce e poderosa voz de Márcia Cruz, uma das vozes mais quentes da nova geração cabo-verdiana.



O tema é um manifesto de beleza, força e pertença. Com os olhos postos no futuro e os pés firmes nas raízes, Anderking volta a usar o microfone como ponte entre povos, neste caso entre Guiné-Bissau e Cabo Verde, dois filhos da mesma luta, unidos pelo legado de Amílcar Cabral.


“Dama di Praia” exalta a mulher crioula, orgulhosa, guerreira e dona de si, numa celebração que transpira identidade africana com batida moderna. A sonoridade mistura o rap de intervenção com os sabores mornos do arquipélago, numa produção que transita com elegância entre o banger de verão e o hino de resistência.


“É um sonho tornado realidade ver esta música a ser recebida com tanto amor. Sempre quis que a minha arte unisse, que quebrasse fronteiras e chegasse longe. E saber que está a ser um sucesso dá-me força para continuar a levar o nome da Guiné ao mundo”, confessa à BANTUMEN.


https://www.instagram.com/p/DIjwxFrI81b/


E o sucesso não tardou. “Dama di Praia” entrou direto para o Top 15 do YouTube em Portugal e ultrapassou as 100 mil visualizações em menos de uma semana — uma prova viva de que a lusofonia está a vibrar com esta união de talentos.


Depois de ter esgotado o Estádio Lino Correia em Dezembro passado com o lançamento do seu álbum de estreia, Menino Rei, o artista já tem novo encontro marcado com os fãs: 10 de Maio, no Music Station, em Portugal. A noite promete ser quente com nomes como Dezinho, LilBoy Bruce, Tennaz, Mc Prego, Vaias Lakaran, Less Ezzy, entre outros artistas que estão a pôr a cena afro-portuguesa no mapa.


“Dama di Praia” não é só uma música — é identidade, é memória, é união. E Anderking, mais uma vez, mostra que está aqui para fazer história.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile