Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Nesta primeira semana de fevereiro, trazemos-te mais uma ronda dos artigos mais lidos da semana na BANTUMEN. Começamos com a entrevista ao artista brasileiro JotaPê; em seguida, o artigo de opinião de Jéssica Évora sobre a última sessão do Laboratório da Imaginação, na Gulbenkian, conduzida pela artista Piny.
Em terceiro lugar, o lançamento oficial da Estratégia Nacional para a Transformação Digital da Guiné-Bissau; o projeto Mindjer di Balur Awards, que homenageia a mulher guineense, apresentado na última quarta-feira, 29; por fim, a primeira festa do décimo aniversário da BANTUMEN, que celebrou Cabo Verde com Rahiz.
JotaPê nasceu em Osasco, na Grande São Paulo, e é um nome que, em pouco tempo, tem vindo a consolidar-se no cenário musical brasileiro e internacional. Aos 27 anos, o cantor e compositor desponta como uma voz significativa na música contemporânea, com uma trajetória que combina talento, trabalho e um olhar atento para questões sociais e culturais. A sua música, que mistura MPB, pop e influências do samba e do soul, reflete não só as suas vivências, mas também as complexidades do Brasil atual.
Quando entrei no auditório da Gulbenkian para assistir à última sessão da Piny no Laboratório de Imaginação, trazia comigo apenas fragmentos de contexto — umas breves linhas lidas online, insuficientes para antecipar a hora e meia que se seguia. Não sabia que, ao afundar-me nos colchões colocados nos contornos daquela sala – ou “periferias” como a própria artista lhes chama –, não seria apenas espectadora mas parte de algo maior. Ainda que não fosse meu.
O Governo da Guiné-Bissau lançou oficialmente, no dia 29 de janeiro de 2025, a Estratégia Nacional para a Transformação Digital (ENTD.GW), numa cerimónia realizada no Palácio do Governo, na sala “Victor Saúde Maria”. A iniciativa pretende modernizar o país através da digitalização dos serviços públicos e privados, impulsionando a inovação, a inclusão social e a eficiência administrativa.
No dia 25 de janeiro de 2025, no Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense, na capital Bissau, foi apresentado o projeto Mindjer di Balur Awards, uma iniciativa da plataforma digital Nô Balur, criada em 2017. Este prémio visa reconhecer e homenagear mulheres guineenses pelo seu impacto na sociedade, com foco especial naquelas que contribuíram para o desenvolvimento cultural e social do país.
Na noite do último sábado, 25, o Musicbox, em Lisboa, foi palco da primeira celebração dos dez anos da BANTUMEN, uma celebração íntima, um encontro de almas que se reconheceram na música, na cultura e na história que une as diferentes expressões da negritude.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024