Esta é a Avó Cecília e a Handice vai documentar a sua história e de outros anciãos moçambicanos

August 8, 2024
Avó Cecília Handice moçambique

Partilhar

Na Mafalala, todos conhecem a Avó Cecília (para alguns, a professora Cecília). Patrona de um projeto de biblioteca móvel, dedica a sua vida a contar histórias sobre os Ndau (grupo étnico que habita principalmente no centro litoral de Moçambique) e agora é a figura central do projeto Handice - Preservando Memórias e Conhecimentos Ancestrais em Moçambique.


Nascida em Maputo (ex-Lourenço Marques) mas descendente Ndau, foi professora e bibliotecária. Há dez anos que percorre os becos da Mafalala com a sua biblioteca móvel, levando livros e contos tradicionais às crianças, tecendo histórias da sua herança Ndau, uma tribo das províncias de Manica e Sofala.


Handice pretende documentar as vidas e as realizações de guardiões de conhecimentos ancestrais como a Avó Cecília, que tem um acervo de experiências como professora na era colonial, bibliotecária reformada da Biblioteca Nacional e contadora de histórias e falante da língua Ndau (herdada do seu pai, que era Ndau).


Trata-se de uma iniciativa da Associação Box/Projeto Utopia que visa preservar e celebrar o rico património cultural Ndau através das memórias e conhecimentos dos guardiões ancestrais. Começando com a história da Avó Cecília, o projeto irá documentar em audiovisual o trabalho feito pela anciã no que concerne à valorização das tradições e conhecimentos ancestrais, com vista ao acesso do arquivo cultural para as futuras gerações.


O Projeto Utopia tem como lema "Uma Ecologia Artística Sustentável" e é um espaço independente localizado no icónico bairro da Mafalala. Visa contribuir para a consolidação de trocas locais e internacionais entre diversos intervenientes no sector cultural e criativo. Utopia, como é chamado e conhecido no meio artístico e não só, oferece uma ampla gama de atividades, atendendo às necessidades tanto de artistas emergentes quanto estabelecidos, promovendo o desenvolvimento sociocultural e artístico da comunidade.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile