Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Uma vez mais, Cabo Verde confirmou o seu compromisso com a inovação tecnológica e a internacionalização das suas startups através da participação na Web Summit Lisboa, que aconteceu de 11 a 14 de novembro. Este foi o quarto ano consecutivo em que o país se destacou como o único de África com um stand próprio no evento.
Nesta edição, a presença cabo-verdiana ficou marcada pela inclusão de 15 startups, um aumento em relação aos 10 participantes habituais e que reflete o sucesso e a expansão do programa GoGlobal. O propósito é internacionalizar as startups cabo-verdianas proporcionando-lhes acesso a eventos globais de tecnologia para captar investimentos e estabelecer parcerias estratégicas.
Pedro Lopes, Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional de Cabo Verde, destacou a importância da participação no evento. “Estar na Web Summit é como estar num vale imenso de oportunidades e isso reflete o nosso compromisso em posicionar Cabo Verde como um hub de tecnologia para África e como um ponto de encontro internacional", disse. O governante ressalta que a presença no evento é uma forma de dar visibilidade aos projetos inovadores e às capacidades tecnológicas do país, incluindo as infraestruturas como os cabos submarinos e o parque tecnológico.
https://www.instagram.com/p/DCXNu9GoZan/?img_index=1
O impacto do programa GoGlobal é notório, com mais de 50 candidaturas este ano e 44 jovens beneficiados, tanto no país quanto na diáspora, tendo alcançado diferentes regiões como Brasil, Marrocos, França, Holanda, Nigéria, Macau e Portugal. A Web Summit é apenas uma das diversas plataformas onde os jovens cabo-verdianos têm a oportunidade de se conectar com o ecossistema global de tecnologia.
As iniciativas de Cabo Verde Digital, o braço do governo responsável por este ímpeto inovador, incluem a promoção do empreendedorismo e da inovação, como também a expansão do acesso à tecnologia. Projetos como a televisão digital terrestre, que já alcança 100% da população, e o portal consular, que facilita o acesso a serviços para cabo-verdianos ao redor do mundo, são exemplos do compromisso do governo com a tecnologia como ferramenta de inclusão social e de desenvolvimento económico.
Na Web Summit, além das startups, Cabo Verde é também representado por universidades e entidades públicas e privadas, reforçando a visão de que o desenvolvimento tecnológico é um esforço coletivo. O estado cabo-verdiano continua a multiplicar oportunidades para os jovens, garantindo a sua presença em eventos internacionais significativos para conectar-se com os melhores e propiciar negócios que elevem o perfil do país no palco global.
A participação de Cabo Verde na Web Summit Lisboa não é apenas uma vitrine para as inovações do país, mas também uma declaração de que a nação insular está pronta e capacitada para ser uma das líderes da tecnologia na África e um ponto de interconexão no Atlântico.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024